Tribuna Ribeirão
Geral

Dia de combate – Entidades na luta contra a homofobia

Ribeirão Preto dará mais um passo importante no com­bate às ações de homofobia. Nesta sexta-feira, 17 de maio, às 14 horas, representantes da ONG Arco-Íris e dos Conse­lhos Municipais da Diversida­de Sexual, de Psicologia e da Assistência Social se reúnem com Simone Maria Locca, res­ponsável pela Delegacia Regio­nal de Ensino (DRE) de Ribei­rão Preto, para a elaboração de um calendário de capacitação para professores e diretores da rede estadual.O objetivo é que os educadores possam identi­ficar e tomar as corretas pro­vidências visando o combate de atitudes de homofóbicas no ambiente escolar.

Nesta sexta-feira é celebrado o Dia Internacional de Combate a Homofobia. É nesta data que se comemora o momento his­tórico para o Movimento LGBT, quando, no ano de 1990, a Or­ganização Mundial de Saúde (OMS) retirou o termo homos­sexualismo da lista de distúrbios mentais do Código Internacio­nal de Doenças. A partir deste momento, a homossexualidade perde o seu antigo sufixo “ismo”, o que caracterizava a orientação enquanto doença, deixando de ser considerada um desvio ou uma condição relacionada a al­guma forma de patologia.

Desde então, o movimento zela e se mantém sempre alerta na utilização do termo “homos­sexualidade” em detrimento ao termo “homossexualismo”. As­sim, o 17 de maio foi declarado o Dia Internacional de Combate à Homofobia, vivenciado como uma data simbólica em que as pessoas de todo o mundo se mobilizam para falar de pre­conceito e discriminação sobre a perspectiva da equidade, da diversidade e da tolerância.

“Não podemos deixar pas­sar esta data sem focar o am­biente escolar, local de grandes ocorrências homofóbicas. Ano passado, por exemplo, também fizemos oficinas de capacitação na rede estadual e o resultado foi muito positivo. Foi uma boa experiência para todos nós. Mas temos de continuar, pois a cada dia aumentam os casos de homofobia contra a população LGBTQ. Não podemos admi­tir esta situação. E, assim, em parceria com a Delegacia Esta­dual de Ensino, vamos auxiliar os educadores com orientações para evitarem preconceitos que ferem profundamente a pessoa que é vítima”, explica Fábio de Jesus, presidente da ONG Arco-Íris e do Conselho Municipal de Diversidade Sexual.

Na semana passada, por exemplo, a ONG Arco-Íris e o Conselho Municipal da Diver­sidade Sexual foram até o Mi­nistério Público Estadual (MPE) denunciar atitudes homofóbi­cas por parte de integrantes da direção da Escola Estadual Thomaz Alberto Whately, nos Campos Elíseos, na Zona Nor­te de Ribeirão Preto. Um inqué­rito civil foi instaurado.

A acusação tem por base de­núncias de estudantes do ensino médio que relataram situações de constrangimento e persegui­ção atribuídas a uma mediadora de alunos. Uma das alunas disse ter sido monitorada enquanto ia ao banheiro feminino, um estu­dante transgênero afirmou ter sido proibido de usar o banheiro masculino e uma jovem contou ter sido advertida duas vezes en­quanto estava com a namorada.

“A diretora de Ensino enten­de a importância desta capa­citação profissional e está co­nosco nesta importante luta”, destaca Fábio de Jesus. A Di­retoria Regional de Ensino in­formou que repudia qualquer tipo de preconceito, dentro ou fora do ambiente escolar, e que ainda não havia sido notificada pelo Ministério Público a respei­to da denúncia.

A repartição comunicou ainda ter enviado à escola um supervisor para que sejam toma­das medidas administrativas. O Estado de São Paulo é pioneiro na adoção de políticas públicas de enfrentamento à LGBTfobia. Em novembro de 2001, foi pro­mulgada a lei estadual nº 10.948, que pune administrativamente a discriminação por orientação sexual ou identidade de gênero.

Postagens relacionadas

Prefeito sanciona as leis dos ‘Refis’

Redação 1

Larga Brasa

Redação 1

TSE suspende cancelamento de 2,5 milhões de títulos eleitorais

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com