O Teatro Municipal de Ribeirão Preto será palco de um evento muito especial nesta quarta-feira, 14 de novembro, véspera de feriado da Proclamação da República, em dois horários. A turma da Bandalheira do Bem, projeto cultural que leva arte e diversão a crianças e adolescentes desde 2017, vai se apresentar pela primeira vez em um espaço fechado. O show inclui muita música, dança e atrações circenses e é totalmente gratuito. As apresentações serão às 9h30 e às 14 horas.
A escola pelo teatro, espaço fechado que conta com som e iluminação e terá projeções especiais neste evento, é uma forma de atingir mais crianças de escolas públicas e privadas e também proporcionar a elas a oportunidade de conhecer o Municipal de Ribeirão Preto, local onde ocorrem shows, peças e espetáculos de dança dos maiores artistas brasileiros. Com linhas arquitetônicas modernas, foi inaugurado em 1969, tem palco em estilo italiano e capacidade para 515 pessoas. Fica na praça Alto do São Bento s/nº, no Complexo Cultural Morro de São Bento, no Jardim Mosteiro.
No ano passado, com apoio do governo do Estado e de patrocinadores, o grupo Bandalheira do Bem se apresentou em centros culturais, escolas públicas, praças, asilos e outros espaços de várias cidades paulistas, sempre contagiando o público com sua energia e alegria. No total, participaram das apresentações mais de três mil crianças. Neste ano, já houve shows nas cidades de Santa Adélia, Pindorama, São Roque, Ribeirão Preto e Araraquara.
Vale a pena conferir na página do Bandalheira do Bem no Facebook (https://www.facebook.com/bandalheiradobem) como foram essas apresentações. O grupo surgiu da ideia de um dos integrantes da banda de oferecer música e diversão às crianças que estavam internadas no mesmo hospital em que sua mãe tratava uma doença grave. Ao receber a autorização, o músico reuniu amigos artistas e transformou os corredores do hospital em um palco improvisado, arrancando sorrisos, aplausos e até participações especiais das crianças internadas.
Estão no roteiro apresentações e dança de rua, arte com malabares e palhaço, além de um show completo da banda Bandalheira interpretando, especialmente, canções infantis como “Sítio do Picapau Amarelo” e “Balão Mágico”. As crianças são convidadas a participar do espetáculo. “A participação das crianças nas apresentações da Bandalheira do Bem tem sido intensa e gratificante para nós. Elas cantam junto, aprendem passos de dança de rua, atuam como atores e contadores de histórias, enfim se tornam artistas por algumas horas. Além da diversão, acredito que algumas crianças e adolescentes possam ver nessas atividades uma opção profissional”, diz o músico Dimi Zumquê, que lidera a banda.
Também integram a banda Alessandra Freire, Marcio Bá, Eder Bortolato, Tales Gonzales, Michael Toro, Erick Ferreira e Michel Miranda. Destaque ainda no grupo para o professor de dança Alexandre Snopp, que dirige vários grupos de dança de rua em Ribeirão Preto, o malabarista Mamute e o palhaço Chico Curi. A talentosa cantora Luisa Farias, de 15 anos, também se junta ao grupo em algumas apresentações.
O espetáculo no Teatro Municipal é uma realização da Zumquê Produções, com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura, da prefeitura de Ribeirão Preto e do Programa de Ação Cultural (ProAC – ICMS), projeto da Secretaria de Estado da Cultura. Patrocinam as apresentações o Grupo Imediato e Bostik Fortaleza.