Tribuna Ribeirão
Economia

DIA DAS MÃES – Vendas podem superar R$ 17 bi

Segunda data comemorativa mais importante para o varejo em faturamento, o Dia das Mães deve fazer com que 74% dos bra­sileiros realizem ao menos uma compra no período. Segundo estimativas do Serviço de Prote­ção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Di­rigentes Lojistas (CNDL), apro­ximadamente 111,5 milhões de brasileiros devem presentar al­guém no próximo domingo, 13 de maio, o que deve injetar cerca de R$ 17,05 bilhões nos setores do comércio e serviços.

Embora o percentual de consumidores que devem ir às compras seja elevado, a maior parte dos compradores está re­ceosa para aumentar gastos na comparação com o ano passado, procurando manter o orçamento livre de dívidas. Cerca de 19% dos consumidores entrevistados disseram que têm a intenção de desembolsar mais com os pre­sentes. A maior parte, no entanto (36%), planeja gastar a mesma quantia que em 2017, enquanto 18% pensam em diminuir.

Entre os que pretendem gas­tar mais, as principais razões são comprar um presente melhor (58%), estar com uma renda me­lhor este ano (33%) e por acredi­tar que os presentes estão mais caros (29%). Já entre os que pre­tendem gastar menos, o fato de estar com o orçamento apertado (48%), querer economizar (27%) e estar desempregado (26%) são os principais motivos.

O pagamento à vista será o meio mais utilizado pelos con­sumidores, sendo que em 53% dos casos o pagamento será em dinheiro e em 24%, no cartão de débito. O cartão de crédito parce­lado será usado por 28% dos en­trevistados. Entre os que dividirão as compras, a média é de quatro prestações por entrevistado.

De acordo com o levanta­mento, a maioria (44%) dos con­sumidores deve comprar apenas um único presente. Somente 8% dos entrevistados disseram que iriam comprar quatro ou mais itens. Considerando a soma de todos os presentes adquiridos, o gasto médio do brasileiro no Dia das Mães deve ser de R$ 152,98. No entanto, praticamente um ter­ço dos entrevistados (34%) estão indecisos e ainda não sabem ou não decidiram o valor que pre­tendem desembolsar este ano. Os produtos mais procurados serão as roupas (42%), perfumes (36%), calçados (23%) e cosméti­cos (21%).

A pesquisa foi realizada atra­vés de 767 entrevistas em um pri­meiro levantamento para identi­ficar o percentual de pessoas com intenção de comprar presentes no Dia das Mães. Em seguida, con­tinuaram a responder o questio­nário 602 que tinham a intenção de comprar presente no Dia das Mães este ano. As margens de erro, respectivamente, são de 3,5 pontos percentuais e 4,0 pp para um intervalo de confiança a 95%.

Postagens relacionadas

Camelôs invadem o calçadão de RP

Redação 1

Safra deve ter queda de 6,8%

Redação 1

Servidores municipais: Sindicato quer reunião já no início da semana 

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com