Os consumidores ribeirão -pretanos já estão em busca do presente perfeito para o Dia das Mães – celebrado em 12 de maio, segundo domingo do mês. A data é a segunda mais importante para o varejo atrás do Natal. Para ajudar os filhos a encontrar o presente ideal, as lojas do Centro e dos principais corredores comerciais de Ribeirão Preto – avenida da Saudade (Campos Elíseos), avenida Dom Pedro I (Ipiranga) e Boulevard (Jardim Sumaré, Alto da Boa Vista, na Zona Sul) – terão horário especial de funcionamento às vésperas da celebração.
O tíquete médio deve ficar em torno de R$ 120, mesmo valor do ano passado, segundo o Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e Região (Sincovarp). “Para a data especial, filhos e familiares procuram os melhores produtos e preços, além da antecipação das compras, que já começou. Os artigos mais buscados são de uso pessoal como acessórios, calçados, vestuário e perfumaria”, comenta Paulo César Garcia Lopes, presidente do Sincovarp.
Lopes afirma que os comerciantes estão investindo em diversas ações para alavancar as vendas do Dia das Mães. “Além de sorteios, alguns estabelecimentos oferecem alternativas de parcelamento com cartão de crédito e crediário próprio, o tradicional carnê e descontos para pagamentos à vista. Sem presente nenhuma mamãe ficará”, finaliza. Para que os filhos possam pesquisar e também terem mais tempo, as lojas do centro e dos principais corredores comerciais de Ribeirão Preto terão horário especial de funcionamento nos dias que antecedem a comemoração.
Na sexta-feira, 10 de maio, os estabelecimentos estarão abertos das nove às 22 horas, e no sábado (11), véspera do Dia das Mães, atenderão das nove às 18 horas. Em maio do ano passado, o Sincovarp constatou queda de 3,99% nas vendas em comparação com o mesmo período de 2017, quando os lojistas já haviam constatado retração de 1,56%. O recuo do mês foi um dos mais relevantes dos últimos anos, reflexo da greve dos caminhoneiros que parou o País. Nem o Dia das Mães “salvou” o setor. Mas a expectativa é de recuperação em 2019.