Tribuna Ribeirão
Economia

DIA DAS MÃES – Comércio terá horário especial

Segunda principal data para o comércio varejista, atrás ape­nas do Natal, o Dia das Mães deste ano será comemorado em 13 de maio (segundo domingo do mês). Para ajudar os filhos a encontrar o presente ideal, as lojas do Centro e dos principais corredores comerciais de Ribei­rão Preto terão horário especial de funcionamento às vésperas da celebração.

Na sexta-feira (11), os esta­belecimentos estarão abertos das nove às 22 horas. No sá­bado (12), véspera do Dia das Mães, funcionarão das nove às 18 horas. Para o presidente do Sindicato do Comércio Vare­jista de Ribeirão Preto e Região (Sincovarp), Paulo César Garcia Lopes, a abertura em horário diferenciado proporciona aos lojistas e aos consumidores mais oportunidades de negócios.

“É uma ocasião importante para pesquisar os melhores pro­dutos e preços. O tíquete médio deve girar em torno de R$ 120. Os artigos mais procurados são os de uso pessoal como acessó­rios, calçados, vestuário e perfu­maria,” comenta. Lopes afirma que os comerciantes estão com opções diferenciadas de paga­mento. “As lojas possuem alter­nativas de parcelamento com cartão de crédito e crediário pró­prio, o tradicional carnê e des­contos para pagamentos à vista. Sem presente nenhuma mamãe ficará e opções de lembranças não faltam”, finaliza.

Em maio do ano passado, as vendas na cidade caíram 1,56%. No entanto, o desempenho do Dia das Mães deste ano deve ser o melhor desde 2013 especialmen­te por causa da inflação baixa. Tida como o Natal do primeiro semestre pela forte importância nas vendas do varejo, a data deve movimentar R$ 9,4 bilhões em produtos e serviços, uma cifra 4,3% maior em relação às vendas de 2017, segundo projeções da Confederação nacional do Co­mércio (CNC).

O principal fator para sus­tentação desse aumento real de faturamento é a inflação baixa, destaca o economista-chefe da CNC, Fabio Bentes, responsável pelas projeções. Em 12 meses até abril, os preços de uma cesta de 19 itens, entre produtos e servi­ços mais consumidos na data, acumulou alta de 1,8%, apon­tam dados da prévia da inflação oficial, apurados pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) 15 do Instituto Brasi­leiro de Geografia e Estatística (IBGE). “É a inflação mais bai­xa para essa cesta de produtos e serviços em 18 anos que deve impulsionar as vendas do dia das Mães”, diz o economista. No ano passado, os preços dos produtos e serviços mais consumidos na data tinham subido 4%.

Itens de vestuário devem res­ponder pela maior parte do fa­turamento do Dia das Mães, isto é, por quase 40% do volume de negócios. A expansão das vendas desse segmento deve ser 4,8% ante 2017. Em seguida estão mó­veis e eletrodomésticos, com par­ticipação de 17% na receita e ar­tigos de uso pessoal e doméstico, com 14%. A expectativa da CNC é que os artigos de uso pessoal e doméstico registrem expansão de 12,7% nas vendas este ano, a maior taxa de crescimento em relação aos demais segmentos na comparação com 2017.

Uma pesquisa realizada pela Federação das Câmaras Diri­gentes Lojistas do Estado de São Paulo (FCDLESP) aponta que as vendas devem crescer em até 2% com tíquete médio entre R$ 60 e R$ 100. Na visão dos lojistas, o contexto econômico atual do país permite apenas um aumento dis­creto, sem sofrer grandes riscos.

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