Tribuna Ribeirão
Economia

Dia das Crianças – Vendas podem crescer até 3%

ALFREDO RISK

Uma pesquisa realizada pela Federação das Câmaras de Di­rigentes Lojistas do Estado de São Paulo (FCDLESP) aponta que apenas 28,6% dos varejistas acreditam num aumento sig­nificativo de 5% para as vendas do Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro, sexta-feira. O levantamento também mostra que 57,1% dos varejistas acredi­tam que 2017 ofereceu um cená­rio melhor para as vendas.

“O momento econômico do país e as campanhas eleitorais deixam o consumidor um pouco apreensivo, mas isso não signifi­ca que a data passará em branco. Pode ser um ano para presentes mais simples, considerando que o fim de ano ainda tem Black Friday e Natal”, explica o presidente da FCDLESP, Mauricio Stainoff.

Para 42,9% dos varejistas, os consumidores devem gastar em média o valor entre R$ 60 e R$ 100. Os setores com mais desta­que segundo a pesquisa podem ser o de vestuário, alimentação, brinquedos e aumento de movi­mento em parques e shoppings. A pesquisa foi realizada com a par­ticipação das principais CDLs do Estado de São Paulo, que mostra­ram resultados anteriores e ticket médio esperado para a data.

Já a Boa Vista SCPC projeta um crescimento em torno de 2,5% nas vendas, na comparação com 2017. Com isto, o movimento do comércio na data deve registrar re­sultado positivo pelo segundo ano consecutivo, após as quedas ob­servadas em 2015 e 2016 (-3,4% e -4,2%, respectivamente).

O crescimento de 2,5% em 2018, porém, deve ser ligeiramen­te inferior aos 2,7% registrados no ano passado. Segundo os econo­mistas da Boa Vista SCPC, por causa do alto nível de desemprego e da queda da confiança, já é pos­sível notar sinais de enfraqueci­mento das vendas do varejo, o que tende a se refletir no movimento das datas comemorativas.

Ainda assim, conforme obser­vado nas demais datas comemo­rativas de 2018, deveremos ter alta das vendas. De acordo com dados da Boa Vista SCPC, sempre na comparação com 2017, o movi­mento do comércio cresceu 3,2% na Páscoa, 4% no Dia das Mães, 2,2% no Dia dos Namorados e 2,8% no Dia dos Pais.

Em outubro do ano passa­do, as vendas do comércio ri­beirão-pretano caíram 2,84% em relação ao mesmo período de 2016, quando a variação foi ainda pior: retração de 3,57%. Os números são da Pesquisa Movimento do Comércio, reali­zada pelo Sindicato do Comér­cio Varejista de Ribeirão Preto e Região (Sincovarp).

Postagens relacionadas

Abate de bovinos e de suínos cresce em relação a 2017

Redação 1

Caixa paga a parcela de setembro do Bolsa Família

Redação 2

CERVEJA – Polo de RP já tem 671 ‘rótulos’

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com