O comércio de Ribeirão Preto está confiante e aposta no Dia das Crianças – comemorado na próxima sexta-feira, 12 de outubro – feriado de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil –, para alavancar as vendas. Na ocasião, as lojas terão abertura facultativa das nove às 17 horas. O tíquete médio dos presentes deve girar entre R$ 50 e R$ 100. Os pequenos devem ganhar, principalmente, brinquedos, vestuário, calçados e acessórios.
“Os comerciantes acreditam que a data proporcionará um novo ânimo para o setor. Após seis meses de vendas negativas, o varejo ribeirão-pretano teve recuperação em agosto, quando se celebrou o Dia dos Pais, segunda a pesquisa Movimento do Comércio, realizada pelo Sincovarp”, comenta Paulo César Garcia Lopes, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e Região.
Segundo Lopes, nas lojas da cidade o público encontra variedade de itens com valores atrativos. “O Dia das Crianças é um período de muito movimento pois as famílias não deixam de presentear as crianças. Muitos compram pelo menos uma lembrança para a festa não passar em branco. O funcionamento dos estabelecimentos no feriado também é uma oportunidade para que os consumidores possam pesquisar preços e produtos”, explica.
Em outubro do ano passado, as vendas do comércio ribeirão -pretano caíram 2,84% em relação ao mesmo período de 2016, quando a variação foi ainda pior: retração de 3,57%. Os números são da Pesquisa Movimento do Comércio, realizada pelo Sincovarp. O otimismo é justificável. O varejo de Ribeirão Preto interrompeu a série de queda nas vendas depois de seis resultados negativos consecutivos e fechou agosto com leve alta de 0,79% em comparação com o mesmo período do ano passado.
A celebração do Dia dos Pais ajudou a alavancar os negócios. Apesar do crescimento ínfimo, os lojistas estão mais otimistas para o Natal. Até então, o comércio ribeirão-pretano só havia obtido saldo positivo em janeiro, com aumento de 1,36%, segundo a pesquisa do Sincovarp.
Segundo a área de Indicadores e Estudos Econômicos da Boa Vista SCPC, as vendas neste Dia das Crianças devem ter um crescimento em torno de 2,5%, na comparação com 2017. Após as quedas observadas em 2015 e 2016 (-3,4% e -4,2%, respectivamente), o movimento do comércio deve registrar resultado positivo pelo segundo ano consecutivo.
Para o economista Gabriel Couto, da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp), o crescimento da expectativa de vendas reflete a melhora do mercado de trabalho desde o último ano, levando a um maior número de pessoas em condições de comprar presentes em datas comemorativas. Mesmo com um crescimento previsto de 2,5%, o número é ligeiramente inferior aos 2,7% registrados no ano passado.
De acordo com dados da Boa Vista SCPC, sempre na comparação com 2017, o movimento do comércio cresceu 3,2% na Páscoa, 4% no Dia das Mães, 2,2% no Dia dos Namorados e 2,8% no Dia dos Pais. Uma pesquisa realizada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo (FCDLESP) aponta que apenas 28,6% dos varejistas acreditam num aumento significativo de 5% para as vendas do Dia das Crianças.
Para 42,9% dos varejistas, os consumidores devem gastar em média o valor entre R$ 60 e R$ 100. A Confederação Nacional do Comércio (CNC) calcula que o comércio varejista brasileiro deverá movimentar R$ 7,4 bilhões neste Dia da Criança, com um avanço real de apenas 1,5% em relação à receita obtida na mesma data em 2017.