O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) homologou nesta terça-feira, 15 de setembro, o nome da professora, escritora, historiadora e produtora cultural Cristiane Framatirno Bezerra, de 52 anos, como candidata a prefeita de Ribeirão Preto neste ano. A convenção foi realizada na sede do Diretório Municipal.
Cristiane Bezerra já foi secretária adjunta da Cultura no governo Welson Gasparini (PSDB) e diretora de Atividades Culturais da Secretaria Municipal da Cultura no governo da ex-prefeita Dárcy Vera (sem partido). Também trabalhou na Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, durante a gestão do petista Galeno Amorim.
Em 2016, foi candidata a vereadora pelo então PPS, atual Cidadania, e obteve 910 votos. O candidato a vice-prefeito na chapa será o capitão da Polícia Militar Edilson Del Vechio Filho. Ele foi indicado pelo Partido Social Liberal (PSL), que fechou aliança com o MDB.
A indicação dele foi oficializada em convenção na manhã desta terça-feira. Del Vechio ingressou na Polícia Militar do Estado de São Paulo em fevereiro 2004 e terá que se licenciar da PM para disputar a eleição. Já o Podemos decidiu não lançar candidato à prefeitura de Ribeirão Preto.
A legenda optou por indicar o candidato à vice na chapa do Partido Socialista Brasileiro (PSB), que tem Suely Vilela como candidata a prefeita. O escolhido foi o empresário Mateus Eduardo. Especulava-se nos meios políticos que a jornalista e empresária Dulce Neves poderia sair candidata, mas isso não prosperou.
A eleição para prefeito de Ribeirão Preto já dez candidatos oficiais – oito homens e duas mulheres. O presidente da Câmara, Lincoln Fernandes, de 41 anos, oficializou sua candidatura pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) em convenção realizada no sábado, 12 de setembro. A legenda fez coligação com o Avante e ainda não escolheu o candidato a vice-prefeito.
O PSB do deputado federal Ricardo Silva homologou o nome da professora Suely Vilela, de 66 anos, para concorrer ao cargo de prefeita. O vice será o empresário Mateus Eduardo (Podemos). O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) escolheu o advogado Vanderley Caixe Filho, de 42 anos. Ainda não foi definido quem será o seu candidato a vice.
O Partido dos Trabalhadores (PT) homologou a candidatura do promotor aposentado e professor universitário Antônio Alberto Machado, de 62 anos. A professora Elsa de Paula Rossi foi a escolhida para concorrer a vice-prefeita. A lista traz o candidato à reeleição Duarte Nogueira, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), de 56 anos, com Daniel Marques Gobbi (Progressistas).
Mauro Inácio, de 51 anos, será o candidato do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), com Mayra Ribeiro completando a chapa. Também estão na disputa o coronel Luis Henrique Usai, de 56 anos, pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), com Sueli Albanezi Gonzalez para vice; Fernando Chiarelli, de 63 anos, pelo Patriota (Patri) em dobradinha com Valter Vanzo Junior, o Sargento Vanzo; e Emilson Roveri, de 59 anos, do Rede Sustentabilidade, com Luiz Mariano para vice.
As eleições municipais deste ano foram adiadas de 4 de outubro para 15 de novembro. Nos municípios onde houver segundo turno – cidades com mais de 200 mil eleitores onde o candidato mais votado não alcance 50% dos votos mais um (maioria) –, o pleito será realizado no dia 29 de novembro.
Os dez candidatos à prefeitura de Ribeirão
PSDB Prefeito: Duarte Nogueira Júnior Vice: Daniel Marques Gobbi (PP)
PDT Prefeito: Lincoln Fernandes Vice: não definido
PSB Prefeita: Suely Vilela Vice: Mateus Eduardo (Podemos)
PT Prefeito: Antônio Alberto Machado Vice: Elsa de Paula Rossi
PSOL Prefeito: Mauro Inácio Vice: Mayra Ribeiro
PRTB Prefeito: Coronel Luis Henrique Usai Vice: Sueli Albanezi Gonzalez
Patriota Prefeito: Fernando Chiarelli Vice: Sargento Valter Vanzo Junior
Rede Sustentabilidade Prefeito: Emilson Roveri Vice: Luiz Mariano
PCdoB Prefeito: Vanderley Caixe Filho Vice: não definido
MDB Prefeita: Cristiane Framatirno Bezerra Vice: capitão Edilson Del Vechio Filho