O Departamento de Trânsito do Estado de São Paulo (Detran-SP) lançou na última quarta-feira (1) três importantes ferramentas de gestão com o propósito de aprimorar e agilizar seus processos e, consequentemente, elevar a qualidade dos serviços oferecidos aos cidadãos paulistas.
As novas ferramentas, denominadas Wiki Detran, Cadeia de Valor e Carta de Serviços, são criações do órgão estadual de trânsito e têm o intuito de tornar mais acessíveis as informações sobre os procedimentos do Detran-SP, além de contribuir para a padronização e melhoria dos serviços prestados.
Essas ferramentas já estão disponíveis para uso dos servidores do Detran-SP. O Wiki Detran pode ser acessado por meio do endereço http://wiki.detran.sp.gov.br, com login de usuário e senha idênticos aos utilizados para acessar os computadores. A Cadeia de Valor, por sua vez, é uma ferramenta de gestão que está livremente acessível aos profissionais da autarquia e auxilia na identificação de processos e macroprocessos, com o objetivo de otimizar a entrega de valor e proporcionar melhores serviços à sociedade.
As novas ferramentas estão diretamente ligadas ao planejamento estratégico da autarquia. “Wiki, Cadeia de Valor e Carta de Serviços são itens essenciais na melhoria e padronização dos serviços do Detran-SP, para entregarmos serviços de alta qualidade, conforme pactuado no nosso planejamento estratégico”, ressaltou o diretor-presidente do Detran-SP, Eduardo Aggio.
Os lançamentos refletem a cultura de inovação da nova gestão do Detran-SP, que visa impulsionar os resultados do órgão estadual de trânsito e tornar as informações atualizadas facilmente acessíveis e ágeis para todos.
Aqui está uma breve descrição de cada uma das novas ferramentas de gestão do Detran-SP:
Wiki Detran: Essa plataforma foi criada para fornecer acesso a informações essenciais da autarquia, incluindo processos internos, legislações, regulamentações, pilares de atuação, mapa estratégico e governança multinível. Ela também serve como um repositório que contém informações sobre sistemas e responde a perguntas em linguagem natural. O Wiki foi desenvolvido pelo LabInova, o laboratório de inovação da autarquia, e é hospedado na nuvem, com curadoria das áreas de negócios do Detran-SP.
Cadeia de Valor: Essa metodologia de gestão, desenvolvida por Michael Porter, é utilizada para a captura e entrega de valor. Ela permite identificar macroprocessos e funções de negócios e aprimorar a entrega de resultados ao cidadão paulista, impactando positivamente a legitimidade do Detran-SP.
Carta de Serviços: Essa ferramenta proporciona transparência tanto para o público interno quanto para o externo, revelando os prazos de cada serviço oferecido pelo Detran-SP. A Carta de Serviços pactua o compromisso de cumprir esses prazos, tanto para os cidadãos quanto para os servidores. Além dos serviços externos, também foi criada uma Carta de Serviços Internos para colaboradores do Detran-SP, acessível por meio de um aplicativo (Power App), promovendo a padronização e a clareza das informações.
Laboratório de Inovação
O LabInova é o laboratório de inovação do Detran-SP, onde são testadas novas ideias e abordagens em um ambiente controlado. Integrado ao programa #SOUDETRANSP, o laboratório tem como objetivo promover a cultura de inovação e experimentação dentro da autarquia. Esse projeto faz parte do planejamento estratégico do Detran-SP para 2023-2030, focando na gestão de pessoas, educação corporativa, clima organizacional e no desenvolvimento das competências dos colaboradores. As experiências no laboratório contribuem para a melhoria contínua dos processos e serviços do Detran-SP, incluindo a capacitação em design thinking, a adoção de tecnologias emergentes e abordagens ágeis.
Sobre o Detran-SP
O Detran-SP trabalha incessantemente para prevenir sinistros e preservar vidas, com a meta de organizar um trânsito mais seguro e harmonioso entre todos os modais. O órgão segue comprometido em oferecer serviços de excelência aos cidadãos, baseados em valores como respeito, integridade, segurança e eficiência.
Atualmente, está implementando gradualmente a transformação digital para melhorar a qualidade de vida dos paulistas, facilitando o acesso aos serviços públicos. Cerca de 93% dos atendimentos realizados nas unidades do Detran-SP são feitos de forma digital.
Como o maior órgão executivo de trânsito do país, o Departamento de Trânsito Paulista é responsável por 28% da frota brasileira, com mais de 32 milhões de veículos registrados e mais de 27 milhões de motoristas habilitados em todo o estado. Mensalmente, emite aproximadamente 400 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e 1,2 milhão de Certificados de Registro e Licenciamento Veicular (CRLVs). Em média, são emitidos mais de 136 mil documentos por dia.