Tribuna Ribeirão
Polícia

Detento morre na Penitenciária de RP

ARQUIVO DE FAMÍLIA

O preso Heriberto Amauri Fernandes, de 35 anos, conhe­cido como “Branco”, morreu no ultimo sábado, 16 de no­vembro, na Penitenciária de Ribeirão Preto. Segundo Talita de Lourdes Fernandes, irmã do rapaz, ele teria falecido vítima de apendicite supurada. Ou seja, o rompimento do apêndi­ce inflamado. Deixa uma filha de 13 anos.

De acordo com Roberta, uma prima do preso, ele esta­va na Penitenciária de Ribeirão Preto havia uma semana, vindo do Centro de Progressão Peni­tenciária (CPP) de Jurucê, em Jardinópolis, e estava à espera de ser transferido para a Penitenci­ária de Álvaro de Carvalho. Na última quarta-feira (13), Fer­nandes teria passado mal e foi le­vado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da avenida Treze de Maio, onde foi atendido e levado de volta para o presídio. Na manhã de sábado foi encon­trado morto na cela.

A família acredita que “a morte foi causada por negli­gência” e está promovendo uma campanha pelas redes sociais para chamar a atenção do Esta­do. O fato também foi notifica­do para a Comissão de Direitos Humanos da 12ª Subseção da Ordem dos Advogados do Bra­sil (OAB-RP). Procurada pela reportagem do Tribuna, a Secre­taria de Estado da Administra­ção Penitenciária (SAP) enviou nota à redação.

“No dia 13/11/2019, o preso Heriberto Amauri Fernandes, solicitou atendimento médico ao setor de enfermaria, alegan­do dores abdominais, após o atendimento no local o mesmo foi encaminhado imediatamen­te para a Unidade de Pronto Atendimento 13 de maio em Ribeirão Preto, sendo atendido, medicado e realizado exames la­boratoriais. Após liberação mé­dica ao retornar a esta Unidade Prisional, o mesmo permaneceu em observação, sem novas quei­xas”, diz o comunicado.

“No dia 16/11/2019, por volta das 04h45, durante ron­da de rotina no setor de en­fermaria, o sentenciado foi encontrado caído ao lado do vaso sanitário, tendo sido constatado o óbito. A unidade solicitou perícia médico legal, realizada no local do fato. Foi lavrado Boletim de Ocorrência Policial, bem como solicitada a necrópsia. Foram instaurados procedimento de Apuração Preliminar para devida eluci­dação dos fatos. A assistência da unidade também informou aos familiares, dando toda a assistência cabível”, finaliza.

O presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Antônio Luís de Oliveira, infor­mou ao Tribuna que foi convo­cada uma reunião na própria Penitenciária de Ribeirão Pre­to, na tarde de ontem. “A dire­ção entende que foi prestado atendimento e que Heriberto se encontrava medicado na enfermaria do presídio, mas vamos requerer cópia do pron­tuário, assim como o laudo do SVO (Serviços de Verificação de Óbito), para acompanhar o caso”, disse Oliveira. Atual­mente a Penitenciária de Ri­beirão Preto, segundo dados do último dia 13 de novembro tem 1.849 internos. A capaci­dade do local é para 865.

Postagens relacionadas

Residência pega fogo na Zona Norte de Ribeirão Preto

William Teodoro

Preso em Sertãozinho suspeito de tráfico que estaria “investigando” crime ocorrido sem sua “autorização”

Luque

VÍDEO ousado: Ladrões filmam estouro de cofre e roubo de muito dinheiro

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com