Tribuna Ribeirão
DestaqueTurismo

Destinos brasileiros que carregam as tradições folclóricas do país 

Locais ricos em cultura e tradição atraem turistas do Brasil e do mundo (Gabriel Retondano_Secretaria de Administração e Gestão do Amazonas - SEAD )

Na quinta-feira, dia 22 de agosto, foi celebrado o Dia do Folclore, uma data que nos convida a mergulhar nas histórias mágicas e tradições que fazem do Brasil um país tão único. É o dia em que Saci, Curupira e Iara celebram ao som do maracatu e do bumba meu boi. Em cada canto deste país de dimensões gigantescas, lendas ganham vida e costumes se mantêm vivos, atraindo olhares curiosos de turistas do mundo inteiro, ansiosos por descobrir a alma do povo brasileiro. 

 Diante de toda a riqueza do nosso folclore, confira alguns locais para conhecer um pouco mais desses atrativos culturais do Brasil. 

Amazonas  

Uma das histórias mais tradicionais e conhecidas da região é o Boi-Bumbá, consagrado pelo Festival de Parintins, no Amazonas. A festa proporciona uma experiência turística única, tendo como centro do enredo a disputa entre os bois Garantido e Caprichoso, além de música, dança, apresentações, alegorias e muita comida típica. A fábula do Boi-Bumbá é encenada há mais de 100 anos, tempo em que existe a rivalidade que é determinante para a festa de Parintins. 

Pernambuco 

Muitas são as tradições nordestinas que encantam com sua cultura. Uma delas é a animada dança vinda de Recife, capital do estado de Pernambuco: o frevo. No destino, a dança com roupas e “guarda-chuvinhas” coloridos é uma das manifestações mais apreciadas, assim como na cidade de Olinda. O ritmo musical brasileiro e a dança folclórica são típicos do Carnaval de rua. Inclusive, o gênero foi reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Imaterial da Humanidade. 

Pará 

 A conhecida lenda do boto-cor-de-rosa toma forma no distrito de Alter do Chão, distante 37 km do centro de Santarém. É lá que acontece todos os anos o Festival Çairé, onde são realizados o Rito Tradicional e o Festival dos Botos, apresentações temáticas que retratam a disputa entre os Botos Cor-de-Rosa e Tucuxi. Eles encenam a lenda do cetáceo que se transforma em um homem bonito, seduz e engravida as mulheres. A festividade da Amazônia acontece há mais de 300 anos e, durante os cinco dias em que é realizada, movimenta cerca de 150 mil pessoas.

Goiás 

A cidade de Pirenópolis (GO), a 130 km da capital Goiânia, guarda uma das mais bonitas tradições da Região Centro-Oeste do país: as Cavalhadas. As representações, baseadas em costumes da Idade Média, foram trazidas para o Brasil pelos colonizadores portugueses no século XVI. Remetendo às tradições da Espanha e de Portugal, as manifestações unem religiosidade, fé e cultura. A cidade fica repleta de turistas para ver os cavaleiros fantasiados como gladiadores montados em cavalos igualmente vestidos desfilarem pelas ruas de paralelepípedos. O evento consiste em uma representação das batalhas entre cristãos e mouros na Península Ibérica. 

Mato Grosso do Sul 

O Pantanal Sul-mato-grossense guarda muitas lendas e histórias. Uma das mais populares, que inclusive serve de roteiro turístico, é a lenda do Boitatá. Esta criatura é retratada como uma serpente com uma cauda de fogo que protege as matas da invasão das pessoas que as queimam — uma prática ilícita realizada para preparar o solo para o plantio. Consequentemente, os visitantes têm a oportunidade de desfrutar de atividades como caminhadas, cavalgadas, passeios de barco, safáris e outras aventuras na área que a lenda do Boitatá “defende”. 

 

 

Postagens relacionadas

Ubatuba cobra Taxa de Preservação Ambiental

William Teodoro

Polícia encontra fuzil após denúncia anônima de abandono de incapaz

William Teodoro

Botafogo estreia com vitória no Canindé

Redação 10

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com