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RP é a 2ª do estado em destinação do IR

Ribeirão Preto foi a segunda cidade do Estado de São Paulo em destinações de Imposto de Renda ao terceiro setor, mas bem abaixo dos R$% 68 milhões de 2023  

Dos R$ 4,5 milhões destinados via IRPF, metade foi para ao Estado do Rio Grande do Sul, severamente castigado pela recente tragédia climática (Reprodução)

O esforço na reta final ajudou e a cidade de Ribeirão Preto alcançou o valor recorde de R$ 4,5 milhões em destinações do Imposto de Renda de Pessoa Física de 2024 (ano-base 2023) para o terceiro setor. Ficou em segundo lugar no Estado de São Paulo, atrás somente da capital.

Embora o montante destinado seja significativo, ainda é tímido considerando o potencial total de destinação que, em 2023 (ano-base 2022), chegou a R$ 68 milhões na cidade, segundo a Receita Federal. Atingiu 6,62% do valor que poderia ser destinado em Ribeirão Preto.

Dos R$ 4,5 milhões destinados, metade foi para ao Estado do Rio Grande do Sul, severamente castigado pela recente tragédia climática. A outra metade foi direcionada aos Fundos Municipais da Criança e do Adolescente e do Idoso, que irão repassar os recursos aos projetos do terceiro setor devidamente cadastrados e homologados.

Em Ribeirão Preto, 230.946 pessoas declararam o IRPF este ano, 946 a mais que as 230.000 estimadas como meta, 0,41% superior, segundo a Receita Federal  O número é 4,53% superior ao total do ano passado, de 220.929. São 10.017 mais. Dentre as declarações entregues, 126.789 são de pessoas que têm direito à restituição (54,9%).

Outras 104.157 são de isentos ou de quem teve de pagar o tributo (45,1%). No ano passado, 220.929 contribuintes de Ribeirão Preto declararam o IRPF dentro do prazo, 2,99% acima do total estimado. Eram esperadas 214.512 declarações. Porém, mais 6.417 pessoas prestaram contas na cidade.

União de Forças
– Nos dez dias que antecederam o fim do prazo de entrega da declaração do IRPF (que terminou em 31 de maio), um grupo de entidades setoriais/empresarias e voluntários, de Ribeirão Preto, realizou uma forte campanha de conscientização pelas redes sociais, sites, grupos de WhatsApp e, principalmente, junto aos veículos de comunicação.

As peças publicitárias incentivaram o(a) contribuinte a fazer a destinação de até 6% do IR devido mostrando que era só marcar o campo dessa opção no ato do preenchimento e envio do formulário. A campanha direcionou o contribuinte para o site casadocontabilista.org.br onde estavam todas as informações sobre como realizar esse ato de solidariedade.

Somaram forças nessa ação de reta final a Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Ribeirão Preto e Região (: Aescon/Casa do Contabilista), Instituto Ribeirão 2030, Sindicato do Comércio Varejista (Sincovarp), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL RP), Sindicato das Empresas de Hotelaria, Restaurantes, Bares e Similares (Sehorb), Associação Independente Núcleo Postos RP, Instituto ConecTwoo e Núcleo 360 Marketing e Comunicação.

 

 

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