Tudo pronto para o desfile cívico que acontece neste sábado, 7 de setembro, e marca o Dia da Independência do Brasil. Os ajustes finais foram realizados na tarde de sexta-feira (6). O evento acontece tradicionalmente na avenida Cavalheiro Paschoal Innecchi, no Jardim Independência, em frente ao quartel da Polícia Militar, na Zona Norte de Ribeirão Preto. O evento terá início às oito horas e deve reunir um público de mais de dez mil pessoas.
Segundo a Guarda Civil Metropolitana, 2.335 pessoas confirmaram a participação no desfile. O palanque onde ficarão as autoridades já está montado, assim como a instalação de som e outros itens necessários para compor a festa. Organizado pela GCM, o evento contará com aproximadamente 40 agremiações, totalizando mais de dois mil participantes.
O primeiro grupo a desfilar será a unidade do Exército Brasileiro em Ribeirão Preto, a 5ª Circunscrição do Serviço Militar (CSM), seguida dos 100 garotos do Tiro de Guerra. Grupos de escoteiros, escolas e delegações de atletas também estão entre os participantes. O destaque vai para a Comunidade Cristã Gideões Mirins, que trará 400 integrantes.
Também faz parte da programação o desfile de viaturas da Guarda Civil Metropolitana, da Polícia Militar, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Empresa de Trânsito e Transporte Urbano (Transerp), além dos carros antigos, como o tradicional Clube da Faixa Branca. O ponto alto ficará por conta dos caminhões do Corpo de Bombeiros e da cavalaria da Polícia Militar, que sempre chamam a atenção do público, principalmente das crianças
Para Mônica Nociolli, superintendente da GCM, “a expectativa é grande, dada a importância de aumentar cada vez mais o senso de patriotismo no coração de cada cidadão. Estamos trabalhando muito para ter um desfile à altura da data”, comenta animada. As comemorações pelo Dia da Independência não se restringem apenas ao desfile.
Do dia 1º ao dia 7 de setembro é realizada a Semana Cívica, com diversas homenagens. Em Bonfim Paulista, no último domingo, dia 1º, a prefeitura realizou um desfile cívico com a participação de estudantes, atletas da Secretaria de Esportes, GCM e autoridades, oferecendo ao público muitas atrações.
Ruas interditadas
A Transerp interditará a avenida Cavalheiro Paschoal Innecchi (nos dois sentidos) neste sábado. Todas as vias que ficam entre a rua Capitão Osório Junqueira e a avenida, desde a avenida Paris até a rua Luís Pedro Bom, serão interditadas a partir das 6h30 até o final do desfile, para maior segurança dos participantes do evento.
A interdição também ocorrerá na rotatória que compreende as avenidas Mogiana e Cavalheiro Paschoal Innecchi. O acesso ao bairro Jardim Independência poderá ser feito pelas ruas Capitão Osório Junqueira, Fioravante Ângelo, Guiana Inglesa e México. O acesso à avenida Meira Júnior poderá ser feito pela avenida Coronel Quito Junqueira (Educandário).
O evento será acompanhado pelos agentes civis da Transerp, além da Polícia Militar e Guarda Metropolitana. Por causa da interdição para o desfile de Sete de Setembro, a Transerp vai alterar o itinerário de duas linhas de ônibus – a 102 (Jardim Independência) e a 501 (Higienópolis).
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) pediu que a população vista verde e amarelo no Dia da Independência. “Lembro que lá atrás um presidente falou isso e se deu mal. Mas não é o nosso caso”, declarou Bolsonaro.
Em 1992, o ex-presidente Fernando Collor convocou a população para ir às ruas vestindo as cores da bandeira do Brasil para se opor ao movimento de impeachment de que ele era alvo. Em várias cidades do País, no entanto, as pessoas usaram peças pretas. A reação impulsionou protestos pela saída de Collor da Presidência.