O ex-vereador e segundo suplente de deputado federal pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) nas eleições deste ano, Ricardo Silva assume na próxima semana o cargo de secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do governo do Estado de São Paulo. Será o titular da pasta por menos de 45 dias.
Ele obteve 61.037 votos nas eleições de outubro, quando concorreu a uma vaga na Câmara de Brasília. O atual titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico é o deputado estadual Vinícius Camarinha (PSB), de Marília, que em 2019 vai para seu quarto mandato na Assembleia Legislativa de Sâo Paulo (Alesp) – foi eleito com 65.441 votos, 0,32% dos válidos.
O convite para ser o adjunto da pasta foi feito pelo atual governador Márcio França, também do PSB de Ricardo Silva. Um dos objetivos é que ele trabalhe junto à equipe de transição do governador eleito João Doria (PSDB). Silva, filho do deputado estadual reeleito Rafael Silva (PSB) – obteve 71.992 votos em outubro, 0,35% dos válidos, e vai para seu sétimo mandato na Alesp –, ficará na Secretaria de Desenvovimento até 31 de dezembro, quando França deixará o governo paulista.