Tribuna Ribeirão
DestaqueSaúde

Dengue supera 210 mil em SP  

São Paulo chegou a 212.063 casos prováveis, sendo que cerca de 125 mil já foram confirmados:123 “paulistas” morreram e Estado decretou emergência  (Getty Images)

Segundo dados do Painel de Arbovirores do Ministério da Saúde atualizados nesta sexta-feira, 21 de fevereiro, o estado de São Paulo já soma mais de 210 mil casos prováveis de dengue. Chegou a 212.063, sendo que cerca de 125 mil já foram confirmados e o restante está sob análise. Cento e vinte e três “paulistas” morreram vítimas do Aedes aegypti e mais de 230 estão sob investigação. São 2.476 pacientes em estado grave e com sinais de alerta. 
 
O governo de São Paulo decretou, na quarta-feira (19), situação de emergência em saúde pública no estado em razão da epidemia por dengue. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), 225 dos 645 municípios paulistas já atingiram mais de 300 casos de dengue por 100 mil habitantes, cerca de 35% do total. Oitenta por cento dos criadouros do mosquito estão dentro das casas. 
 
A região noroeste é a mais afetada, especialmente Araçatuba e São José do Rio Preto, onde a incidência ultrapassa dois mil casos por 100 mil habitantes mais de seis vezes o índice considerado epidêmico (300 casos por 100 mil). Além dessas regiões, outras seis enfrentam epidemia: Ribeirão Preto, São João da Boa Vista, Araraquara, Marília, Presidente Prudente e Barretos. 
 
Ainda de acordo com a plataforma, o país superou 365 mil casos e deve passar de 160 óbitos neste início de 2025. São 365.456 ocorrências e 158 mortes confirmadas. Outras 373 estão em investigação. Com as 489 do ano passado, o total de óbitos sob suspeita chega a 862.  
 
O coeficiente de incidência no país, neste momento, é de 171,9 para cada grupo de 100 mil habitantes. A taxa de letalidade é 0,04 e de 3,64 em casos graves. Dos prováveis casos de dengue, os homens representam 55% das vítimas do Aedes aegypti e as mulheres, 45% em 2025. 
 
O Brasil fechou o ano passado com mais de 6,6 milhões de casos de dengue e superou a marca de 6.200 mortes em decorrência da doença. Segundo dados do painel do Ministério da Saúde, são 6.613.730 contágios e 6.216 óbitos. Outros 489 ainda estão em investigação.  
 
O coeficiente de incidência no país foi de 3.111,1 para cada grupo de 100 mil habitantes acima de 300 já é epidemia. A taxa de letalidade foi de 0,09 no geral e de 5,88 em casos graves, a pior epidemia da história. O número de casos registrados em 2024 também é o maior da série histórica. Supera em 298,70% os 1.658.816 de todo o ano passado, 4.954.914 a mais.  
 
Como se trata de casos prováveis, alguns foram descartados pelo Ministério da Saúde. Em 2024, superou a estimativa da pasta, que previa cerca de 4,2 milhões de ocorrências no país. No ano passado quebrou o recorde de óbitos de 2023 em decorrência da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, de 1.079, o maior da série histórica iniciada em 2000.  
 
São 5.137 a mais, alta de 476%. Entre os casos prováveis, 55% são de mulheres e 45% de homens. O Estado de São Paulo superou 2,1 milhões de casos de dengue em 2024 e ultrapassou a barreira de 2.100 mortes em decorrência da doença. São 2.179.211 contágios e 2.174 óbitos.  
 
Ribeirão Preto – No ano passado, Ribeirão Preto registrou a maior epidemia de dengue da história. Foram 44.650 casos de dengue, maior volume da história da cidade, além de 26 mortes, o número mais elevado de óbitos.  Em 2025, já são 2.674, além de 8.508 sob investigação.  
 
Duas mortes foram confirmadas, de um homem e uma mulher acima dos 60 anos, e três também estão sendo apuradas. Desde 2013 já são 62 casos fatais. O sorotipo 3 da dengue (DENV-3) já foi constatado em Ribeirão Preto este ano, segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES-SP). 
 

Postagens relacionadas

Sindicato dos Hospitais de SP é contra aglomerações no réveillon

Redação 1

Fogão empata com o Peixe e decisão será na Vila

William Teodoro

Morre criança vítima de acidente em trevo de Cajuru

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com