A seletiva de atores para a série cômica sci-fi (ficção científica) “Dengue Alien”, da produtora Gêmeos do Cinema e Cultura, de Ribeirão Preto, reuniu cerca de 150 inscritos de quatro estados brasileiros: São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte. Do total de inscritos, foram selecionados 18 atores de cidades paulistas.
A seletiva recebeu inscrições de atores de Pontal, Araraquara, Jaboticabal, Sertãozinho, Jardinópolis, Cravinhos, São Carlos, Ibaté, Campinas, Franca, São Joaquim da Barra, Natal (RN), Rio de Janeiro (RJ) e Recife (PE). Os 18 selecionados farão parte do elenco da série com a oportunidade de contracenarem com as atrizes Rita Cadilac e Maria Zilda Bethlem.
Ambas já confirmaram presença no elenco. As gravações começaram no último sábado, 1º de julho, e vão se estender até o final do mês, no dia 31, em diferentes regiões de Ribeirão Preto. A série trata da chegada de um mosquito da dengue de outro planeta a Ribeirão, promovendo muita confusão e situações engraçadas.
A picada do invasor é mortal e transforma as pessoas em escravos que atacam a população. “Os personagens são agrupados em esquetes cômicas onde o mosquito enfrenta os habitantes da cidade com diferentes personalidades, como cientista louco, soldado atrapalhado, coronel sensual, hippie doido, guerreiro espacial, entre outros”, adianta o diretor da série, Marcos de Castro.
“Dengue Alien” tem ambientação, fotografia, cor, costumes e figurino pensados para homenagear a década de 1980. A previsão de estreia da primeira temporada da série, com seis episódios, é para o início de 2024. Cada episódio terá de 30 a 40 minutos.
Premiação
O projeto “Dengue Alien” foi pré-selecionado para a seção Carte Blanche, no Festival de Filmes em Locarno, na Suíça, em sessão destinada a projetos brasileiros em fase de execução. A realização da série é contemplada por edital do Programa de Ação Cultural (ProAC) e tem apoio de Sara Silveira e Helena Solberg, produtoras destacadas do cinema nacional.
A Produtora Gêmeos do Cinema
Fundada em 2011 e comandada pelos irmãos André e Marcos de Castro, a produtora audiovisual e cultural é especializada em gestão cultural e em projetos de leis de incentivo, de fomento direto e indireto, nas esferas municipal, estadual e federal. É pesquisadora cinematográfica, crítica mainstream e produtora cinematográfica (roteiro, produção, produção executiva, direção, edição e atuação).
Tanto para ficção e documentário, quanto para curtas ou longas-metragens.
No segmento audiovisual, a produtora assina 14 curtas metragens, seis longas metragens (três finalizados, um em produção e dois em pré-produção) e uma minissérie de seis episódios.
A produtora audiovisual atua com cursos sobre leis de incentivo à cultura e de cinema, em temas como gêneros, diretores, atores e análise fílmica. Realiza cineclubes, produção teatral e produção musical. Mais informações em www.gemeosdocinema.com.br.
A Gêmeos do Cinema também realiza assessoria para instituições do segundo e terceiro setor para projetos incentivados com recursos públicos, como museus, fundações e produtoras e, semanalmente, faz comentários de cinema para a rádio CBN.