A ex-vereadora Viviane Alexandre filiou-se nesta quarta-feira, 11 de março, ao Democratas (DEM). A filiação aconteceu na sede do Diretório Municipal do partido em Ribeirão Preto e teve a participação do presidente da legenda na cidade, André Trindade, líder do governo Duarte Nogueira Júnior (PSDB) na Câmara de Vereadores.
Viviane Alexandre foi vereadora na legislatura anterior (2013-2016), eleita pelo então Partido Popular Socialista (PPS, atual Cidadania) e tentou a reeleição em 2016 pelo Partido Social Cristão (PSC). Conquistou 1.429 votos, mas não se reelegeu. Em setembro do mesmo ano, quando foi deflagrada a Operação Sevandija, que resultou no afastamento de nove parlamentares, entre eles o então presidente da Câmara, Walter Gomes, ela assumiu a presidência interina da Casa de Leis.
Em 6 de outubro, cerca de um mês depois, quatro dias após o primeiro turno das eleições municipais, Viviane Alexandre renunciou à presidência da Câmara e foi substituída por Gláucia Berenice que, na semana passada, deixou o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e migrou para o Democratas – ela é a única vereadora da atual legislatura (2017-2020).
“Estamos concretizando o maior projeto de candidaturas feminina já visto na composição de chapas na nossa cidade”, afirma Trindade. Vale lembrar que nos últimos 72 anos Ribeirão Preto elegeu apenas oito vereadoras. A primeira foi Evangelina de Carvalho Passig, do então Partido Trabalhista Nacional (PTN), eleita em 1952 para o mandato entre os anos de 1953 a 1955.