Adalberto Luque e Alfredo Risk
A Divisão Especial de Investigações Criminais (DEIC), está sob novo comando. O delegado Kleber de Oliveira Granja assumiu a coordenação do órgão, no lugar do também delegado Adolfo Domingos da Silva Júnior.
Foi a primeira mudança efetivada pelo novo diretor do Departamento de Polícia Judiciária do Interior (Deinter-3), Jorge Amaro Cury Neto, que assumiu no último dia 4 de janeiro.
Nascido em Bauru, o novo coordenador da DEIC tem 58 anos e está na Polícia Civil há 32 anos. Ingressou em 1991 como escrivão e, em 1998, foi aprovado em concurso para Delegado, iniciou a carreira em Reginópolis, acumulando as delegacias de Balbinos e Iacanga.
Respondeu também por Arealva, cidade na região de Bauru. Em 2006, durante ataques de uma facção criminosa em todo o Estado, esclareceu com sua equipe um latrocínio cometido por uma das cédulas do grupo em Iacanga, que lhe rendeu convite para assumir a Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (DISE) de Bauru. Passou ainda pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG), como titular.
Em 2016 foi convidado para ingressar na área administrativa, controlando os setores de Inteligência, Armas e Explosivos, Produtos Controlados, Relação e Gestão de Sistema Prisional e Plantão Policial. Em 2019 fez Curso Superior de Polícia na Capital, onde conheceu o atual diretor do Deinter-3, que era coordenador do curso.
Também fez especialização em Sistema de Justiça Criminal em Roma e foi aprovado professor da Academia de Polícia, onde ministra Criminologia e Inteligência Policial. No final de dezembro aceitou o convite feito pelo diretor do Deinter-3.
Ele assume a coordenação da DIG, DISE e a Homicídios. Apesar de sediada em Ribeirão Preto, a DEIC atende as 93 cidades da região. “No final do ano recebi o convite para substituir o dr. Adolfo na DEIC de Ribeirão Preto. Ele [Jorge Cury] me conheceu [no Curso Superior de Polícia], percebeu que não fui lá para passear ou viajar para Roma e São Paulo. Fui lá para trabalhar. Essa relação de trabalho gerou o convite”, revela Granja.