Por: Adalberto Luque
Uma operação de guerra foi montada, nesta quinta-feira (29), no Centro de Ribeirão Preto, para transportar quase uma tonelada de drogas apreendidas nos últimos meses. A ação foi organizada pela Divisão Especializada de Investigações Criminais (DEIC) e a droga foi levada para uma usina em Ribeirão Preto para que fosse incinerada.
De acordo com o delegado Kleber de Oliveira Granja, responsável pela DEIC, a operação contou com apoio, fiscalização, análise e controle do Poder Judiciário, membros do Ministério Público, Vigilância Sanitária, setor de criminalística e funcionários da usina que cedeu a fornalha para incinerar as drogas.
“Na data de hoje, coube aos Policiais Civis de Ribeirão Preto, por meio da 2ª Delegacia de Polícia de Investigações sobre Entorpecentes cumprirem a última etapa de gestão da cadeia de custódia de drogas oriundas de Inquéritos Policiais que tramitaram por esta divisão departamental de Polícia Judiciária”, informou o delegado.
No total, foram queimados 911.126 quilos de drogas, entre elas 587 mil quilos de maconha 251 mil quilos de cocaína, 7,8 mil quilos de crack e 64 mil quilos de outras substâncias. As drogas foram apreendidas em operações de três das seis delegacias especializadas da DEIC: Delegacia de Investigações Gerais (DIG), Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (DISE) e Delegacia de Homicídios.
Foi a terceira operação organizada para incinerar drogas apreendidas pela DEIC neste ano. A primeira ocorreu no dia 2 de fevereiro, quando mais de 2,5 toneladas foram incineradas. Depois ocorreu outra em 27 de abril, com mais de 948 mil quilos e esta última, com mais de 911 quilos.