Os serviços de meteorologia estão emitindo alertas para fortes chuvas que podem atingir Ribeirão Preto e região. A passagem de uma frente fria criará condições para pancadas de chuvas, além de intensas rajadas de ventos. Entre a tarde de sexta-feira, 12, até a tarde de sábado, 13, são esperados até 100 milímetros de chuva, período considerado curto para essa quantidade de água. A Defesa Civil do município emitiu algumas orientações para você morador de Ribeirão Preto evitar acidentes provocados pela chuva.
Alagamentos:
. O primeiro passo é evitar áreas alagadas. Não enfrente, por não saber como está a profundidade e a força da água. Busque rotas alternativas.
. Caso seja surpreendido pelo aumento do nível da água, o primeiro passo é manter a calma e avaliar o trecho em questão.
. Mantenha o carro em aceleração constante, permaneça sempre em baixa velocidade.
. Procure um lugar alto, no caso a calçada mais próxima e estaciona em cima dela.
. Desligue o som do veículo e o ar condicionado, para evitar que a água entre no motor.
. Se o câmbio for automático é recomendável usar os recursos de estabilidade do veículo.
. Se você estiver a pé, não passe por lugares alagados ou com enxurradas.
. Não brinque nas enxurradas. Além do perigo de ser levado pela força da água, você pode ser contaminada por doenças graves, que levam até a morte, como a leptospirose e a hepatite.
Queda de árvores, poste e fios
. Ligue imediatamente para a Defesa Civil (199) e Corpo de Bombeiros (193).
. Não dirija sobre os fios
. Permaneça dentro do carro até a chegada do socorro.
. Agora, se houver risco de incêndio, abra a porta com cuidado, sem tocar nas partes metálicas e pule do veículo o mais longe possível. É preciso cair no chão com os dois pés juntos. Afaste do carro arrastando dos pés, sem tirá-los do chão, por pelo menos 10 metros de distância.
. Evite ficar em baixo de árvores.
. A árvore caiu, o que fazer? A dica é manter a calma, tentar sair do carro sem se colocar em perigo. Caso não seja possível, acionar a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros.
Contatos de Emergência
. Defesa Civil – 199
. Corpo de Bombeiros – 193