Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Defesa civil de Ribeirão alerta para os cuidados durante tempestades

Entre a tarde desta sexta-feira, 12, até a tarde de sábado, 13, são esperados até 100 milímetros de chuva, período considerado curto para essa quantidade de água (Fernando Gonzaga)

Os serviços de meteorologia estão emitindo alertas para fortes chuvas que podem atingir Ribeirão Preto e região. A passagem de uma frente fria criará condições para pancadas de chuvas, além de intensas rajadas de ventos. Entre a tarde de sexta-feira, 12, até a tarde de sábado, 13, são esperados até 100 milímetros de chuva, período considerado curto para essa quantidade de água. A Defesa Civil do município emitiu algumas orientações para você morador de Ribeirão Preto evitar acidentes provocados pela chuva.

Alagamentos:

. O primeiro passo é evitar áreas alagadas. Não enfrente, por não saber como está a profundidade e a força da água. Busque rotas alternativas.

. Caso seja surpreendido pelo aumento do nível da água, o primeiro passo é manter a calma e avaliar o trecho em questão.

. Mantenha o carro em aceleração constante, permaneça sempre em baixa velocidade.

. Procure um lugar alto, no caso a calçada mais próxima e estaciona em cima dela.

. Desligue o som do veículo e o ar condicionado, para evitar que a água entre no motor.

. Se o câmbio for automático é recomendável usar os recursos de estabilidade do veículo.

. Se você estiver a pé, não passe por lugares alagados ou com enxurradas.

. Não brinque nas enxurradas. Além do perigo de ser levado pela força da água, você pode ser contaminada por doenças graves, que levam até a morte, como a leptospirose e a hepatite.

Queda de árvores, poste e fios

. Ligue imediatamente para a Defesa Civil (199) e Corpo de Bombeiros (193).

. Não dirija sobre os fios

. Permaneça dentro do carro até a chegada do socorro.

. Agora, se houver risco de incêndio, abra a porta com cuidado, sem tocar nas partes metálicas e pule do veículo o mais longe possível. É preciso cair no chão com os dois pés juntos. Afaste do carro arrastando dos pés, sem tirá-los do chão, por pelo menos 10 metros de distância.

. Evite ficar em baixo de árvores.

. A árvore caiu, o que fazer? A dica é manter a calma, tentar sair do carro sem se colocar em perigo. Caso não seja possível, acionar a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros.

Contatos de Emergência

. Defesa Civil – 199

. Corpo de Bombeiros – 193

 

Postagens relacionadas

Bebê de cinco meses morre com suspeita do novo coronavírus em Ribeirão Preto

William Teodoro

PUBLICIDADE: MEU AMBIENTE – Responsabilidade Cidadã Compartilhada

Redação 1

SASSOM corre o risco de fechar

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com