Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Defesa Civil alerta para temporais 

A previsão para as regiões de Ribeirão Preto, Barretos e Franca é de 70 milímetros de chuva até sábado (23) (Alfredo Risk)

A Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta a população para a possibilidade de chuvas intensas em todo o território paulista até este sábado, 23 de março, com volumes expressivos. Além de tempestades com raios e rajadas de vento, todo o litoral também deverá ficar sob risco de forte ressaca marítima até domingo (24). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu alerta.

Segundo dados divulgados pelo Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE), há condições de chuvas de intensidade que variam de fortes e contínuas a moderadas, acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento que podem chegar até 88 quilômetros por horas (km/h) em algumas regiões.

Haverá ressaca marítima para toda a costa paulista, com ondas de até três metros. Nas regiões de Ribeirão Preto, Barretos, Franca, Araçatuba e São José do Rio Preto, a previsão é de 70 milímetros de chuva. Já para as áreas de Bauru, Araraquara, Marília e Presidente Prudente, os acumulados podem atingir os 60 mm.

Durante as tempestades, é importante evitar áreas arborizadas devido ao risco de quedas de árvores e acidentes com raios. Também é importante evitar tentativas de atravessar áreas alagadas ou com enxurradas. Uma lâmina de água com 15 centímetros de altura pode arrastar uma pessoa e, com 30 cm, levar um automóvel.

Caso um fio energizado caia sobre um veículo, os ocupantes devem permanecer dentro do automóvel e ligar para o serviço de emergência. Se o carro começar a pegar fogo, deve ser abandonado da forma correta: não toque nas partes metálicas e pise com os dois pés no chão. Depois, afaste-se por pelo menos dez metros dando pulos, sempre pisando os dois pés no chão ao mesmo tempo.

Em caso de emergência, acione a Defesa Civil pelo número 199. Para mais orientações, cadastre-se pelo SMS 40199 para receber alertas e siga as redes sociais e o canal do WhatsApp da Defesa Civil do Estado de São Paulo. Os agentes municipais de Defesa Civil Municipal farão vistorias em áreas de risco durante todos os dias de vigência do alerta.

A onda de calor que elevou a temperatura em Ribeirão Preto nos últimos dias deve dar uma trégua a partir desta sexta-feira (22).  A Climatempo prevê mais 49 milímetros de chuva até domingo (24). A partir desta sexta-feira, a temperatura máxima na cidade ficará abaixo de 30ºC, com 28 graus de média devido à chegada de uma frente fria.

Nos dias 1º e 14 de março, a cidade registrou a temperatura mais alta do ano até agora. Chegou a 36º entre 14 e 17 horas, com média de 35ºC durante toda a tarde. A sensação térmica foi ainda mais elevada, na casa dos 40ºC. Foram dias seguidos com temperaturas de até 5°C acima da média, o que coloca a saúde humana em risco.

O quadro pode mudar de um dia para outro – os dados são alterados a todo momento. A umidade relativa do ar deve subir com a frente fria. O mínimo ideal é de 60%. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), umidade relativa do ar abaixo de 30% o município entra em estado de atenção e quando o índice é inferior a 20% a situação é de alerta. Abaixo de 12% já é considerado caso de emergência.

Nesta quinta-feira (21), os termômetros marcaram entre 22ºC e 35ºC, com a umidade entre 65% e 99%. Eram esperados 38 mm. Para esta sexta-feira a previsão é de chuva forte. São esperados 23 milímetros. A temperatura mínima será de 21ºC e a máxima, de 28ºC. A umidade varia de 56% a 99%.

No sábado (23), os termômetros devem marcar entre 19ºC e 27 graus, com chuva de nove milímetros. A umidade relativa do ar fica entre 64% e 88%. No domingo, dia 24, a temperatura mínima prevista é de 20ºC e a máxima, de 28ºC. A umidade varia de 68% a 97% e pode chover 17 mm.

No início da primavera, no ano passado, os termômetros de rua chegaram a marcar 45ºC. Os dias mais quentes foram 26 de setembro e 14 de novembro, quando a temperatura subiu para 41 graus. A sensação térmica chegou a 43ºC, segundo os institutos de meteorologia .
 

 

 

 

 

 

 

 

 

Postagens relacionadas

Banco do Brasil atinge lucro recorde de R$ 17,8 bilhões em 2019

Redação 1

Por uma boa causa

Redação 1

Churrascaria Nativas tem princípio de incêndio

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com