Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Decreto reforça controle de gastos

ALFREDO RISK

O prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB) publicou nesta terça-feira, 8 de janeiro, no Diário Oficial do Município (DOM), de­creto que intensifica medidas des­tinadas à contenção de gastos, o estabelecimento do equilíbrio eco­nômico e financeiro da adminis­tração direta e indireta e que fixa diretrizes para a redução de des­pesas. A medida atinge todas as secretarias, empresas e autarquias municipais, que têm até o dia 31 para elaborarem planos para a re­dução e controle das despesas de custeio, como economia no uso de material de expediente, de con­sumo, de informática, gastos com manutenção e conservação, água, telefonia, energia elétrica, locações de móveis e imóveis. Também está proibida a contratação de no­vos servidores.

A justificativa da prefeitura para fechar as torneiras tem rela­ção direta com a previsão orça­mentária deste ano, de R$ 3,173 bilhões, e o aumento do repasse de recursos ao Instituto de Previ­dência dos Municipiários (IPM) estimado em R$ 320 milhões em 2019. No ano passado a previsão de repasse era de R$ 100 milhões, mas atingiu os R$ 230 milhões em dezembro. Em recente entre­vista ao Tribuna Ribeirão, Duarte Nogueira afirmou que, por causa da crise, existe a possibilidade do salário dos servidores começar a atrasar no mês de maio.

Isso porque a partir desta data, historicamente, há uma queda na arrecadação em função do paga­mento a vista, no inicio do ano, do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Imposto Sobre Propriedade de Veículos Auto­motores (IPVA). O salário de de­zembro dos 5.747 aposentados e pensionistas do IPM atrasou e foi depositado nesta terça-feira (8). A folha do órgão é de R$ 36,66 mi­lhões. Já a dos servidores da ativa é de aproximadamente R$ 61,11 milhões por mês

Para evitar o atraso no paga­mento e o agravamento da crise, o prefeito disse que serão adotadas mais de 60 medidas de economia. “Poderia citar desde as pequenas, que se são desde a redução e eco­nomia de água, energia elétrica e telefone até o projeto da previ­dência complementar. Além de outras medidas que vamos tomar em função dos resultados que te­remos nessa última semana do ano. Ou seja, como será o nosso fluxo de caixa, como será nossa estimativa de receita, como vai se comportar a economia brasi­leira, qual será a inflação, quanto teremos de impacto de despesas incomprimíveis, como salários, aposentadorias, saúde, educação”, afirmou na entrevista.

Entre as medidas publicadas nesta terça-feira destacam-se a ve­dação de novas contratações, ex­ceto as emergenciais, vedação de horas extras, economia nas des­pesas de aquisição de materiais, telefone, energia elétrica, renego­ciação de contratos, reavaliação de licitação em curso, ainda não homologadas, gastos com funcio­nários e substituição de cargos ou funções de chefia em caso de fé­rias ou licenças. A cada três meses cada secretaria terá que apresentar resultados de três em três meses ao Comitê de Otimização de Gas­to Público (Cotim) e ao Conselho de Controle das Empresas Muni­cipais (Coem).

As medidas de economia
Telefonia – Verificar a eventual existência de linhas excedentes e solicitar a sua inovação – Manter rígido controle dos serviços de ligações interurbanas e de telefonia fixa para celulares – Privilegiar o contato por correio eletrônico, intranet ou outras tec­nologias que não gerem despesas ou tarifação por parte das opera­doras de telefonia móvel e fixa; – Vedar a realização de ligações particulares, exceto em casos ur­gentes, autorizados pelos titulares das pastas – Criar controle mensal dos va­lores despendidos com telefonia para confronto com os períodos anteriores

Energia elétrica – Determinar o desligamento de lâmpadas em todas as depen­dências onde existir iluminação natural suficiente para a execução das atividades – Determinar o desligamento de todos os equipamentos elétricos não necessários às atividades normais – Determinar o desligamento, após o término do expediente, de todos os equipamentos e lâmpadas, permanecendo ligados somente os essenciais – Limitar a utilização de aparelhos de ar refrigerado/condicionado ao horário de funcionamento da unidade – Criar controle mensal dos valores gastos com energia elétrica para comparação com os períodos anteriores

Servidores – Suspensão de todas as auto­rizações de viagens sendo que os casos de urgência/exceções, devidamente justificados, deverão ser autorizadas pelo prefeito – Suspensão da realização de horas extras – Suspensão da admissão e a contratação de pessoal na Admi­nistração Direta e na Indireta – Alteração na concessão do auxílio doença, sendo o paga­mento fixado para o dia 20 (vinte) do mês seguinte ao que ocorreu a licença ou o primeiro dia útil subseqüente – Proibição das substituições de ocupantes de cargos ou funções de chefia, nos casos de férias ou licenças, que impliquem em aumento de custos, sendo que os casos excepcionais, devidamente justificados, deverão ser autoriza­dos pelo prefeito.

Postagens relacionadas

Espetáculo de Circo “Cabaret LUX” inicia turnê pelo interior paulista

Redação 2

RP tem 694.534 habitantes

Redação 1

A nova base da Polícia Militar

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com