Tribuna Ribeirão
Geral

Decisão do Supremo vai destravar delações

A decisão do Supremo Tribunal Federal de que dele­gados de polícia – tanto da Fe­deral como da Civil – podem fechar acordos de delação pre­miada – vai destravar alguns acordos já fechados pela cor­poração e que aguardam ho­mologação da Justiça.

A PF não divulga quantos acordos foram assinados com ela, mas pelo menos duas de­lações premiadas firmadas no âmbito policial – a de Marcos Valério Fernandes de Souza e a do marqueteiro Duda Men­donça – aguardavam o fim do julgamento, iniciado no ano passado, para serem homolo­gadas ou não pelo STF.

Os casos estão nas mãos, respectivamente, do decano da Corte, Celso de Mello, e do re­lator da Lava Jato no Supremo, Edson Fachin.

Também aguarda aprecia­ção, mas na segunda instância judicial, a delação do ex-mi­nistro Antonio Palocci, que foi fechada com a PF após o Ministério Público Federal não avançar nas negociações.

No caso de Duda, a decisão permitirá que ele preste depoi­mento no inquérito que apura o repasse de R$ 10 milhões para o MDB. A investigação foi aberta com base na delação de ex-executivos da Odebrecht.

Chamado para depor, o marqueteiro havia se negado a cooperar com a investigação porque o seu acordo ainda não havia sido homologado pelo ministro Fachin.

O acordo de Duda foi assi­nado com delegados da Supe­rintendência da PF no Distrito Federal e aguarda homologa­ção há 1 ano e dois meses na mesa do ministro.

Fechado com a PF de Curi­tiba, o acordo do ex-ministro da Fazenda Antônio Palocci aguarda homologação pelo Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4). O acordo do petista foi assinado em abril e aborda sua atuação como intermediário de repasses da Odebrecht para campanhas presidenciais do PT.

Postagens relacionadas

Mais de 1.000 rancheiros podem ser expulsos do Rio Pardo

William Teodoro

Mulher é vítima de estupro coletivo praticado por PMs 

William Teodoro

PITANGUEIRAS – Cidade já conta com 138 câmeras

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com