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Décimo terceiro aquece vendas 

Roupas, acessórios, brinquedos, joias/bijuterias, eletrodomésticos, eletrônicos, cosméticos/perfumes, artigos para casa e celulares estão na lista do consumidor (Reprodução)

O pagamento do décimo terceiro salário em Ribeirão Preto este ano deve injetar um valor líquido de R$ 557.462.257,04 na cidade. O cálculo é do Instituto de Economia Maurílio Biagi da Associação Comercial e Industrial (Acirp). O montante é 0,32% inferior aos R$ 559.278.877,01 estimados para 2022, segundo dados do próprio Iemb.  
 
São R$ 1.816.619,97 a menos. Comparativamente aos anos anteriores, a injeção do valor bruto do décimo terceiro salário em 2023, de R$ 633.479.837,54, teve redução de 16,95% em relação a 2022. São impressionantes R$ 129.290.512,21 a menos. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) indicam que Ribeirão Preto tem 236.139 trabalhadores ativos e aptos a receber o benefício em 2023. 
 
A estimativa da Acirp é que R$ 448.015.692,11 do montante líquido injetado sejam revertidos em consumo na própria cidade, 80,4% do total. Uma grande parte vai fazer compras nesta sexta-feira, 24 de novembro, dia de Black Friday. O consumidor deve aproveitar a promoção para fazer as compras de Natal também. n 
 
O Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e Região (Sincovarp) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL RP) projetam crescimento médio entre 9% e 12% nas vendas da Black Friday de 2023 na cidade, em relação ao mesmo período do ano passado, aponta levantamento realizado pelo Centro de Pesquisas do Varejo (CPV), mantido pelas duas entidades. 
 
O levantamento do CPV também projeta que 81% dos consumidores de Ribeirão Preto e região têm intenção de comprar na Black Friday (em nível Brasil, o percentual é de 79%) e que 44% dos consumidores locais/regionais, pretendem gastar mais na BF desse ano. 
 
Campeões de vendas A pesquisa ainda aponta que os produtos mais procurados na Black Friday serão roupas, calçados, acessórios, brinquedos, joias/bijuterias, eletrodomésticos, eletrônicos, cosméticos/perfumes, além de artigos para casa e celulares. 
 
Pesquisas de preços Estudo realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em parceria com o SPC Brasil e a Offerwise Pesquisas, aponta que 91% dos brasileiros pretendem fazer pesquisa de preço antes de comprar na Black Friday, especialmente para confirmar se os produtos estão realmente com um bom desconto (56%) e para escolher a loja com o melhor desconto (34%).  
 
Também revela que 37% dos consumidores começam a pesquisar os preços a menos de um mês do evento e 29% um mês antes. E que a principal fonte de pesquisa são os canais online (91%), principalmente nos sites/aplicativos das lojas em que são clientes (54%) e em sites/aplicativos de comparação de preços/produtos (51%). 48% também fazem pesquisa offline, especialmente visitando lojas de rua (24%) e shopping centers (23%). 
 
Uma pesquisa qualitativa da Acirp, realizada junto a comerciantes de todas as regiões da cidade, aponta que os empresários estão otimistas com a Black Friday deste ano, nesta última sexta-feira do mês. Dos participantes da enquete, 59,8% pensam em oferecer descontos mais atrativos nos produtos.  
 
Outros 31,5%, por sua vez, vão investir em descontos menores, mas sobre uma gama maior de itens. Apenas 8,4% vão trazer menos desconto e menos produtos para a data promocional. O levantamento foi feito por meio de questionário online com quatro perguntas de múltipla escolha e uma aberta, contando com respostas de comerciantes de rua (81,3%), e-commerces (14%) e shopping centers (4,7%). A análise dos números é do Instituto de Economia Maurílio Biagi da Acirp. 
 
CNC O comércio varejista deve faturar R$ 4,64 bilhões na campanha de promoções da Black Friday deste ano, prevê a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O resultado representa crescimento de 4,3% em relação ao ano passado, já descontada a inflação no período. 
 
As vendas alcançarão assim um volume recorde em 2023, atingindo a maior movimentação financeira desde a incorporação da data ao calendário do varejo, em 2010. A Black Friday já é a quinta data mais importante no calendário do varejo nacional, atrás do Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças e Dia dos Pais.  
 
Os segmentos de eletroeletrônicos e utilidades domésticas (R$ 1,28 bilhão) e de móveis e eletrodomésticos (R$ 1,05 bilhão) concentrarão quase metade (48%) da movimentação financeira prevista. O volume vendido também será significativo nos segmentos de hipermercados e supermercados (R$ 1,02 bilhão) e de vestuário, calçados e acessórios (R$ 0,73 bilhão).  
 
Os preços livres da economia registravam uma alta acumulada de 9,7% nos doze meses encerrados em novembro de 2022. A expectativa de alta de preços nos doze meses terminados em novembro de 2023 é ligeiramente superior a 3,0%. 
 

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