O próximo encontro do Clube do Livro promovido pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto acontece neste sábado, 24 de março, a partir das 16 horas, na rua Professor Mariano Siqueira nº 81, no bairro Jardim América, Zona Sul da cidade. A participação é aberta à comunidade e a entrada, gratuita.
Em comemoração ao mês das mulheres, a narrativa escolhida foi “A Obra em Negro”, um romance histórico de 1968 da escritora Marguerite Yourcenar. A obra conta a história do personagem fictício Zênon, do século XVI. O protagonista torna-se médico, alquimista e filósofo, renuncia sua formação religiosa e abre mão da vida estável e de um possível futuro promissor, partindo em busca de conhecer o interior do ser humano e suas várias faces.
A escritora Marguerite Yourcenar nasceu em 1903. Sua mãe de origem belga morreu dias após seu nascimento e por isso foi criada apenas pelo pai que era francês. Desde pequena, ela aprendeu latim, inglês e grego. Em 1981 tornou-se a primeira mulher membro da Academia Francesa.
Em 1987 foi premiada pelo Grande Prêmio Escritor Europeu do Ano de Estrasburgo, durante o primeiro Festival Europeu de Escritores. As obras da autora são clássicas e ficaram conhecidas por sua erudição e sutileza psicológica. Em suas narrativas, recria eras, personagens do passado, refletindo sobre o destino humano, seu poder e também destaca a moralidade.
Para a curadora do Clube do Livro, a bibliotecária Gabriela Bazan Pedrão, “A Obra em Negro” é mais que um clássico literário. “É um livro sobre o pensar e sobre a curiosidade. É um elogio àqueles que dedicaram e ainda dedicam suas vidas ao estudo e a pesquisa”, analisa.
Gabriela afirma que o Clube do Livro da Fundação vem crescendo desde o primeiro encontro de 2018. Para ela, apresentar um calendário fixo no início das atividades deste ano foi muito produtivo para o grupo. “As discussões estão cada vez mais ricas e os participantes cada vez mais frequentes”, diz.