Tribuna Ribeirão
Política

Debate traz deputada Janaína Paschoal a RP

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Nesta sexta-feira, 26 de julho, às 16 horas, a deputa­da estadual Janaína Paschoal (PSL) estará na Câmara de Vereadores para participar de um debate amplo e apro­fundado sobre mecanismos de prevenção e combate aos índices de violência e crimi­nalidade em cidades do por­te populacional de Ribeirão Preto – tem 694.534 habitan­tes, segundo o Instituto Bra­sileiro de Geografia e Estatís­tica (IBGE).

Ela aceitou convite feito pelo presidente da Comissão Permanente de Segurança Pública do Legislativo, Re­nato Zucoloto (PP). Janaína Paschoal tem embasamento técnico para trazer suges­tões e opiniões desde a As­sembleia Legislativa em São Paulo (Slesp), mas também carrega um importante e sig­nificativo lastro jurídico so­bre o tema.

Professora da Universida­de de São Paulo (USP), a juris­ta tem doutorado em Direito Penal com mais de 50 artigos e quatro livros publicados nes­ta área. Zucoloto e Janaína vão destrinchar e detalhar as principais brechas no que­sito segurança pública para que surjam ideias e sugestões para garantir níveis adequa­dos de segurança pública.

“O debate é salutar em qualquer área da sociedade, ainda mais quando tratamos de segurança pública. Esse tema envolve nossas famílias e inter­fere diretamente na nossa qua­lidade de vida, portanto, rece­ber alguém com um cabedal de conhecimento e uma vasta experiência como a deputada Janaína Paschoal é um privi­légio, uma honra e de relevado grau colaborativo para toda a sociedade”, avalia Zucoloto.

A advogada e professora Janaína Paschoal (PSL) é a deputada mais votada na his­tória do país. Na disputa por uma vaga na Alesp, em ou­tubro do ano passado, a can­didata recebeu 2,06 milhões de votos e superou o recorde histórico para o legislativo estadual e federal. A Câma­ra de Ribeirão Preto fica na avenida Jerônimo Gonçalves nº 1.200, Vila República, ma região central da cidade.

Segundo os dados do le­vantamento “Estatísticas da Criminalidade”, divulgados pela Secretaria de Estado da Secretaria da Segurança Pú­blica de São Paulo (SSP/SP) em 25 de junho – nesta quin­ta-feira (25) deve ser anun­ciado os dados do primeiro semestre –, até 31 de maio foram registrados 21 homi­cídios na cidade, um a cada sete dias. Em cinco meses de 2019, a cidade registrou dois latrocínios. No total, são 23 assassinatos, somando as duas modalidades de crime.

Os casos de roubos em geral e de furtos de veículos aumentaram em cinco meses deste ano em Ribeirão Preto. Os casos de estupro caíram. A maioria dos crimes ficou estável na comparação com o mesmo período de 2018. Os furtos de veículos aumenta­ram 5,9% – saltaram de 727 para 770, aporte de 43. Os roubos de veículos caíram 2%, de 292 ocorrências para 286, seis a menos em 2019.

Houve queda nos casos de furtos. Baixou de 4.119 em cinco meses de 2018 para 4.012, ou 107 ocorrências a menos e recuo de 2,6%. Os casos de roubo – quando a vítima sofre ameaça (entram na estatística os de carga e a bancos) – cresceram no pe­ríodo. Saltaram de 1.411 em 2018 para 1.437.ou 26 a mais.

Segundo o levantamento, as denúncias de estupro des­pencaram 56,2% nos primei­ros cinco meses deste ano, na comparação com o mesmo período de 2018. As ocor­rências caíram de 64 para 28, com 36 casos a menos. Nos primeiros meses de 2019 fo­ram 16 casos envolvendo vul­neráveis (crianças ou adoles­centes), 57,1% do total.

Postagens relacionadas

UPA DO SUMAREZINHO – TJ/SP veta votação de projeto

Redação 1

Adiada transferência para a Infraestrutura

Redação 1

Maia diz que negocia inclusão de Estados

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com