Nesta sexta-feira, 26 de julho, às 16 horas, a deputada estadual Janaína Paschoal (PSL) estará na Câmara de Vereadores para participar de um debate amplo e aprofundado sobre mecanismos de prevenção e combate aos índices de violência e criminalidade em cidades do porte populacional de Ribeirão Preto – tem 694.534 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Ela aceitou convite feito pelo presidente da Comissão Permanente de Segurança Pública do Legislativo, Renato Zucoloto (PP). Janaína Paschoal tem embasamento técnico para trazer sugestões e opiniões desde a Assembleia Legislativa em São Paulo (Slesp), mas também carrega um importante e significativo lastro jurídico sobre o tema.
Professora da Universidade de São Paulo (USP), a jurista tem doutorado em Direito Penal com mais de 50 artigos e quatro livros publicados nesta área. Zucoloto e Janaína vão destrinchar e detalhar as principais brechas no quesito segurança pública para que surjam ideias e sugestões para garantir níveis adequados de segurança pública.
“O debate é salutar em qualquer área da sociedade, ainda mais quando tratamos de segurança pública. Esse tema envolve nossas famílias e interfere diretamente na nossa qualidade de vida, portanto, receber alguém com um cabedal de conhecimento e uma vasta experiência como a deputada Janaína Paschoal é um privilégio, uma honra e de relevado grau colaborativo para toda a sociedade”, avalia Zucoloto.
A advogada e professora Janaína Paschoal (PSL) é a deputada mais votada na história do país. Na disputa por uma vaga na Alesp, em outubro do ano passado, a candidata recebeu 2,06 milhões de votos e superou o recorde histórico para o legislativo estadual e federal. A Câmara de Ribeirão Preto fica na avenida Jerônimo Gonçalves nº 1.200, Vila República, ma região central da cidade.
Segundo os dados do levantamento “Estatísticas da Criminalidade”, divulgados pela Secretaria de Estado da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP/SP) em 25 de junho – nesta quinta-feira (25) deve ser anunciado os dados do primeiro semestre –, até 31 de maio foram registrados 21 homicídios na cidade, um a cada sete dias. Em cinco meses de 2019, a cidade registrou dois latrocínios. No total, são 23 assassinatos, somando as duas modalidades de crime.
Os casos de roubos em geral e de furtos de veículos aumentaram em cinco meses deste ano em Ribeirão Preto. Os casos de estupro caíram. A maioria dos crimes ficou estável na comparação com o mesmo período de 2018. Os furtos de veículos aumentaram 5,9% – saltaram de 727 para 770, aporte de 43. Os roubos de veículos caíram 2%, de 292 ocorrências para 286, seis a menos em 2019.
Houve queda nos casos de furtos. Baixou de 4.119 em cinco meses de 2018 para 4.012, ou 107 ocorrências a menos e recuo de 2,6%. Os casos de roubo – quando a vítima sofre ameaça (entram na estatística os de carga e a bancos) – cresceram no período. Saltaram de 1.411 em 2018 para 1.437.ou 26 a mais.
Segundo o levantamento, as denúncias de estupro despencaram 56,2% nos primeiros cinco meses deste ano, na comparação com o mesmo período de 2018. As ocorrências caíram de 64 para 28, com 36 casos a menos. Nos primeiros meses de 2019 foram 16 casos envolvendo vulneráveis (crianças ou adolescentes), 57,1% do total.