O atacante Ronald está fora do Botafogo de forma definitiva. O jogador, que assinou pré-contrato com o Botafogo-RJ no começo deste ano, ainda possuía vínculo com o Tricolor até o final de maio, mas está resolvendo sua situação para se apresentar de forma imediata ao clube carioca.
Por este motivo, o atleta, que foi destaque do Pantera na Série B, não está treinando com o grupo e está fora dos planos de Alexandre Gallo para o Paulistão.
Contratado em 2019 junto ao Boavista, de Portugal, Ronald não teve muito espaço na Série B daquela temporada e acabou disputando apenas duas partidas. Porém, em 2020, com a mudança de rumos do clube, o atacante passou a ganhar mais espaço e foi um dos destaques da temporada.
Ao todo, foram 45 partidas na temporada, 39 como titular e 6 gols marcados. A boa temporada de Ronald não foi acompanhada pelos demais jogadores do clube e o Tricolor acabou fazendo uma péssima campanha no Paulistão e foi rebaixado para a Série C no Campeonato Brasileiro.
O clube ainda não informou qual tipo de negociação está conduzindo com o xará carioca para a saída imediata de Ronald. Pagamento de multa, empréstimo de jogadores e acordo para futura negociação são algumas das possibilidades de negócio.
Para suprir a saída do “Baixola”, como era carinhosamente pelos companheiros de Pantera, o Botafogo foi ao mercado e trouxe o jovem Denilson, que chega do Palmeiras, e Neto Pessôa, destaque do Ypiranga na Série C.
Também devem ganhar mais espaço com a ida de Ronald para o futebol do Rio de Janeiro os jovens da base Luketa e Dudu Hatamoto. Ambos são esperanças para o setor ofensivo para a temporada 2021, principalmente Dudu, que é considerado uma joia do celeiro de campeões do Botafogo.
Até o momento, o plantel do Pantera conta com 32 jogadores. São 14 contratados, 14 jovens formados na base e 4 remanescentes. A tendência é que mais alguns reforços sejam anunciados nos próximos dias. O clube também está tentando o emprestar alguns jovens da base para ganhar rodagem em outros clubes.