A Divisão de Bem-Estar Animal (DBEA), ligada à Secretaria Municipal do Meio Ambiente, abriu inscrições para o programa municipal de castração de animais domésticos (cães e gatos), destinado para pessoas de baixa renda. As inscrições serão nesta sexta-feira, 8 de abril, a partir das oito horas.
Os interessados deverão comparecer à avenida Eduardo Andréa Matarazzo (Via Norte) nº 4.255, na Vila Albertina, Zona Norte de Ribeirão Preto. De acordo com a chefe da DBEA, Danielle Soares Girolla, os interessados devem ser maiores de 18 anos e terão de apresentar uma série de documentos.
Na lista estão original e cópia do cartão Bolsa Família, do Registro Geral (RG), do Cadastro de Pessoa Física (CPF), comprovante de endereço recente (últimos 90 dias) e o cartão de benefício com o extrato do último mês. “A inscrição só será validada com a apresentação de todos os documentos solicitados”, afirma.
As castrações serão realizadas por meio de emendas parlamentares e por uma empresa terceirizada, vencedora do processo licitatório, via pregão eletrônico. O número de castrações será crescente de acordo com a conclusão dos processos licitatórios de cada emenda, sendo previsto aproximadamente 3mil castrações para este ano.
“A castração de cães e gatos é a única alternativa para a diminuição do abandono e doenças. Cabe a cada cidadão a responsabilidade de cuidar e zelar pela saúde e bem-estar de seus animais e evitar que eles procriem indiscriminadamente. O abandono é crime”, ressalta a secretária do Meio Ambiente, Catherine D’Andréa.
Para mais informações, entre em contato pelo telefone da Divisão de Bem-Estar Animal pelo telefone (16) 3628- 2778. O Ministério da Saúde estima que a população de caninos e felinos pode variar entre 10% e 20% em relação à humana do município.
Dentro dessa estimativa, Ribeirão Preto possui entre 72 mil e 144 mil cachorros e gatos – são 720.116 habitantes, de acordo com dados de julho divulgados em agosto pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A cidade vai ganhar uma clínica veterinária do Programa Meu Pet. Será uma das oito novas instalações dedicadas à defesa e saúde de animais domésticos.
Ribeirão Preto receberá R$ 5 milhões do governo estadual para implantação da clínica veterinária do Programa Meu Pet, que tem o objetivo de oferecer apoio a ações e serviços voltados à defesa e saúde dos animais domésticos. A clínica será construída com uma estrutura média de 480 metros quadrados.
Contará com salas cirúrgicas e equipamentos, com serviços gratuitos para cães e gatos, como consultas veterinárias, cirurgias e exames de ultrassom, raio-X e endoscopia, incluindo vacinação, castração e adoção responsável. A prefeitura de Ribeirão Preto ficará responsável por indicar e ceder o terreno.