O Dia dos Pais deve movimentar as vendas de 8.213 empresas em Ribeirão Preto. Levantamento feito pelo Instituto de Economia Maurílio Biagi da Associação Comercial e Industrial da cidade (IEMB–Acirp) aponta que consumidor deve priorizar presentes de vestuário e acessórios, com tíquete médio de R$ 150. Eletrônicos também devem estar na lista de preferidos.
Entretanto, segundo Lívia Piola, analista do IEMB-Acirp, o cenário econômico vai exigir criatividade dos empresários para conquistar os bolsos dos filhos nesta data. “O preço dos produtos e serviços subiram mais que a inflação, o que pode diminuir as vendas de Dia dos Pais ou levar o cliente para on-line”, diz.
A análise toma como base o índice de preços do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV) e a estimativa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico de que as vendas de produtos eletrônicos devem aumentar cerca de 4% este mês.
Ainda de acordo com o Ibre/FGV, o faturamento para o Dia dos Pais deve ser 6% maior em comparação a outras épocas do ano. Os especialistas da Acirp sugerem que estratégias como a presença digital, montagem de kits e promoções com formas de pagamento variadas podem ser um diferencial importante para atrair e fidelizar os clientes.
O IEMB recomenda ainda que os lojistas criem um ambiente favorável para quem decidir fazer compras nestes últimos dias pré-Dia dos Pais. Isso inclui desde ofertar os produtos via site e redes sociais (com um bom sistema de entrega local) até estender o horário das lojas físicas.
Outra aposta está na experiência das vitrines, com sugestões de looks e combos para quem ainda está na dúvida do que presentear. “Importante também apresentar diferentes opções de presentes que caibam no orçamento do consumidor e condições de pagamento variadas e facilitadas”, destaca Piola.
Copo exclusivo – A Acirp dá sequência neste Dia dos Pais à campanha Colecionando Histórias, que visa estimular compras no comércio local nas datas mais importantes do varejo e celebra os 120 anos da instituição. A coleção de copos é ilustrada pelo artista ribeirão-pretano Renato Andrade.
O tema desta edição é o edifício histórico do Mercado Municipal, o Mercadão Central de Ribeirão Preto. Para ganhar o brinde, basta juntar as notas fiscais de compras feitas em empresas associadas da Acirp entre 29 de julho e 11 de agosto no valor total de R$ 300.
Depois é só cadastrá-las pelo aplicativo Prizor e retirar (sem custo algum) o copo em qualquer prédio da associação até o dia 16 de agosto. A coleção tem quatro modelos exclusivos e traz imagens de prédios históricos conectados com a trajetória da cidade.
É liberado um copo por Cadastro de Pessoa Física (CPF) em cada data comemorativa com valores não cumulativos (são aceitos apenas os cupons adquiridos durante o ciclo comercial da data comemorativa vigente), segundo a Acirp. Veja o regulamento completo no site www.acirp.com.br e no Instagram @aci_rp.
Os primeiros colecionáveis foram lançados no Dia das Mães (ilustração do Theatro Pedro II) e Dia dos Namorados (Catedral Metropolitana de São Sebastião). O próximo será o do Natal e trará o Palácio do Comércio e Indústria, edifício sede da Acirp no Centro, que completa 70 anos em 2024.