A bola ainda não tem data para voltar a rolar para os clubes de Ribeirão Preto. Entretanto, outra modalidade, que leva o nome da cidade por todo o Brasil e também o mundo, já sabe quando vai poder voltar a competir no mais alto nível, o ciclismo.
A equipe ribeirão-pretana tem provas marcadas entre os dias 5 e 9 de agosto, na Volta Ciclística de Goiás, que inicialmente seria disputada no mês de maio, mas teve sua data transferida por conta da pandemia do novo coronavírus. Segundo os organizadores, o evento vai acontecer normalmente em agosto.
Completamente reformulada e rejuvenescida, a equipe de Ribeirão Preto, que é pentacampeã do ranking nacional de ciclismo de estrada, abandonou medalhões como Cristian Egídio e Rodrigo Nascimento para apostar em jovens talentos como Marcos Levy, 18 anos, jovem formado na base da equipe, e André Gohr, 23 anos, que é o atual campeão brasileiro de contrarrelógio.
Segundo Marcelo Donnabella, técnico de Ribeirão Preto e também da Seleção Brasileira, será importante para um elenco tão jovem começar sua trajetória com um título de expressão.
“O Campeonato Brasileiro de estrada se tornou a competição mais importante do ano, acredito que um título nacional, para uma equipe tão jovem, seria muito bem-vindo”, afirmou Donnabella.
Apesar de demonstrar otimismo com o retorno das atividades, o treinador ressaltou que a segurança de todos deve estar em primeiro lugar. Donnabella também reiterou que será importante para os atletas ter um período de competições antes do Campeonato Brasileiro.
“Na verdade temos que estar preparados para quando voltar às competições, mas com tranquilidade e segurança de todos. Estamos fazendo nossa parte para voltar bem. Ciclismo é um esporte que necessita de ritmo de competição, então, se tudo der certo, teremos dois meses de competição antes do Brasileiro de Estrada, em outubro”, concluiu.
Reforço campeão
Considerado um dos ciclistas mais promissores do Brasil, André Gohr foi contratado para ser um dos principais nomes da equipe ribeirão-pretana. Campeão nacional de contrarrelógio em 2019 e com ótimos resultados fora do país, como a quinta colocação na Volta do Uruguai do ano passado, Gohr veio para Ribeirão Preto buscar mais “aproximação” com a seleção Brasileira.
O atleta revelou que, mesmo já tendo disputado diversas competições em sua carreira, está ansioso para o retorno das provas nesta temporada.
“Com certeza vai ser diferente, acredito que em tudo está sendo assim, o mundo vive uma nova fase e no ciclismo não vai ser diferente. Acredito que seja importante mentalizar boas provas, sensações boas em treinos e focar tudo isso em um pensamento só nos objetivos que serão traçados com a volta as competições”, disse Gohr.
O ciclista também reiterou que ter as datas marcadas facilita a rotina de treinos. Porém, Gohr relembrou que é necessário manter os cuidados contra o novo coronavírus, a covid-19.
“Com algumas datas já marcadas a questão dos treinos fica muito mais fácil, pois trabalhamos com uma periodização correta e também quando se treina com um objetivo as coisas fluem melhor. Agora é o momento de seguir focado e preparando corpo e mente para o retorno às competições, mas sempre mantendo os cuidados necessários”, destacou.
Focado em defender o título brasileiro de contrarrelógio, Gohr afirmou que a paralisação por conta da pandemia não alterou seu planejamento para a temporada. O atleta também reiterou que aproveitou o tempo parado para cuidar de aspectos físicos que não são tão vistos durante a temporada de competições.
“Mesmo antes da pandemia o objetivo da temporada era defender o título brasileiro. O foco continua o mesmo, e a vontade de manter o título só aumentou nesse período. Com certeza, mais do que nunca, o foco é total no Campeonato Brasileiro em outubro. Aproveitei esse período sem provas para trabalhar alguns aspectos físicos e técnicos que durante a temporada de competição se tornam mais complicados e com certeza isso irá ajudar na disputa por manter o título nacional em 2020”, finalizou.