Tribuna Ribeirão
Cultura

Dante Alighieri – Curso de teatro abre inscrições

Divulgação

A Sociedade Dante Ali­ghieri, entidade que congrega a colônia italiana em Ribei­rão Preto e região, abriu ins­crições do curso livre de tea­tro, destinado a jovens acima de 15 anos, adultos e idosos, sem limite de idade. As ins­crições podem ser feitas até 31 de janeiro. Informações e solicitação da ficha de ca­dastro pelo WhatsApp (16) 98165-5500 ou e-mail (teatro. [email protected]).

As aulas serão ministra­das na sede do antigo Gru­po de Teatro Dante Alighieri, na rua São Sebastião nº 703, no Centro de Ribeirão Preto, aos sábados (16 horas), se­gundas-feiras (20 horas) ou terças-feiras (20 horas). O in­teressado, caso seja seleciona­do, pode escolher o horário. O curso é ministrado por Celso Rodrigues, diretor, autor e produtor teatral.

Ele assina várias montagens, entre elas “Dom Casmurro”, de Machado de Assis (1839-1908), “Lisistrata”, de Aristófanes (Grécia Antiga), “Arlequim­-Servidor de dois patrões”, de Carlo Goldoni (1707-1793), “Libertinagem”, de Manuel Bandeira (1886-1968), entre outras. Também produziu o es­petáculo “Guido & Nicoletta – O retorno”. O Grupo de Teatro Dante Alighieri foi fundado em fevereiro de 2009 juntamente com o curso livre.

O curso é inteiramente gratuito e aberto a toda a po­pulação. Ambos surgiram do idealismo de uma diretoria comprometida e empenhada em contribuir com a socieda­de onde atua, além de propi­ciar o conhecimento da cultu­ra italiana de um modo geral, além de criar a oportunidade de formação profissional a pessoas interessadas em se de­senvolver nas artes cênicas.

O curso tem como objetivo incentivar a formação de pro­fissionais de teatro e é aberto para toda a população. O gru­po de teatro aproveita estas pessoas que são formadas ou que estão em processo de for­mação oferecendo oportuni­dades de utilizarem seu apren­dizado em espetáculos teatrais.

O curso também é desti­nado a pessoas que buscam melhorar sua comunicação interpessoal, vencer a timidez, melhorar a expressão verbal, buscar o autoconhecimen­to, quebrar barreiras e muito mais. Desde sua fundação o grupo já realizou diversos tra­balhos de alto nível artístico.

Apresentou peças que fa­lam sobre a cultura italiana, suas raízes e origens, dando oportunidade, assim, de res­gatarmos um pouco da his­tória de nossos antepassados. Desde sua fundação, tanto o curso livre, quanto o grupo de teatro não param de crescer.

São diversas turmas em plena expansão. O curso Li­vre agora pertence à Escola de Teatro Dante Alighieri, onde são fornecidos certifi­cados de conclusão aos par­ticipantes. O grupo foi reba­tizado e agora é chamado de Teatro Dante Alighieri.

Diversos alunos começa­ram no grupo e seguiram car­reira alçando altos voos Brasil a fora: Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Ri­beirão Preto são algumas das praças onde atuam. Tanto a Es­cola de Teatro quanto o Teatro Dante Alighieri são capitanea­dos por Celso Rodrigues, tam­bém diretor do Grupo Estreia de Teatro, de Ribeirão Preto, fundado em 1974.

A Sociedade Dante Ali­ghieri, que completará 120 anos em 2023 – foi fundada em 1903 e é presidida por Antonio Sartore – é a orga­nizadora do Festival da Cul­tura Italiana, o tradicional Festitália, que faz parte do calendário cultural oficial de Ribeirão Preto.

O evento é realizado anu­almente no entorno dos tea­tros Municipal e de Arena Jai­me Zeiger, no Morro do São Bento, ao lado do Bosque e Zoológico Municipal Doutor Fábio de Sá Barreto. A últi­ma edição ocorreu em 2019 por causa da pandemia de co­vid-19. Não houve eventos em 2020 e 2021 e a expectativa é que a volta aconteça este ano com o avanço da vacinação.

Postagens relacionadas

‘Eu respiro Aurora Boreal. É algo tão mágico’

Redação 1

Simone Gutierrez vai ministrar curso em RP

Redação 1

Festival Varilux começa amanhã

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com