A Cia. Dança Vida, de Ribeirão Preto, apresentará seu novo espetáculo, “Corpo de Som”, nesta terça-feira, 9 de outubro, às 20h30, no Theatro Pedro II. O espetáculo apresenta algumas das últimas canções de Naná Vasconcelos, especialmente compostas para este balé. A apresentação faz parte do programa “Amigos da Casa”.
O espetáculo, que traz toda a trilha de Naná Vasconcelos, conta com elenco da Cia. Dança Vida, composto por Bruno Oliveira, Dallila Pereira, Fabiana Pott da Silva, Mariana Leônidas, Wellithon Cardoso, Paula Vital dos Reis e Tiago Figueiredo. A criação, pesquisa e direção é Paula Vital dos Reis. A coreografia de Bruno Oliveira, Fabiana Pott e Paula Vital dos Reis – com a colaboração criativa de todo o elenco.
“Corpo de Som” é uma homenagem ao percussionista – também padrinho da Cia. Dança Vida – que faleceu em março de 2016. “É uma apresentação dedicada a esse corpo de som que era o Naná e continua sendo, infinitamente, nas músicas que criou, com todo amor e gratidão”, explica Paula Vital, diretora da Cia. Dança Vida. É dele a frase “o primeiro instrumento é a voz e o melhor é o corpo”.
O início
Segundo a bailarina e diretora da Cia. Dança Vida, o encantamento pelo trabalho do percussionista Naná Vasconcelos começou quando ela ouviu a música “Amazonas”, pela primeira vez, em 1982. A música trazia sons do seu corpo e da floresta. “Compreendi que a dança tinha um papel fundamental em minha existência e entusiasmada por esse entendimento, passei a estudar dança formalmente. Naná tinha a mesma conexão com o som que eu tinha com a dança. E a verdade pulsante fez com que um dia nos encontrássemos fisicamente”.
Após 21 anos, Paula Vital e Naná Vasconcelos se conheceram pessoalmente e ele se tornou então, um parceiro, um amigo e uma espécie de pai espiritual. “Era incrível saber da ressonância que existia entre nós, pois ele era um músico famoso, conhecido internacionalmente, tinha vivido muito tempo na Alemanha e em Nova York, tocou com nomes como Miles Davis e, de uma maneira muito simples, natural e verdadeira passamos a desenvolver um trabalho juntos”, relembra a bailarina.
Em 2003, Paula Vital conheceu Naná Vasconcelos no camarim do Theatro Pedro II, após uma apresentação dele com a Orquestra Sinfônica de Ribeirão – foi quando ele conheceu o Projeto Dança Vida e o desejo da bailarina em trabalhar com ele um dia. Em 2004, Paula Vital criou o espetáculo em homenagem a Naná Vasconcellos, por ocasião dos seus 60 anos, chamado “Jeroky – Brincando com o corpo”.
Desde então, passou a ser padrinho do Projeto Dança Vida. No ano seguinte, em 2005, com o espetáculo “Corpos de Luz”, a parceria se concretizou e ele compôs especialmente para o balé. “Estávamos trabalhando juntos com a criação do Corpo de Som quando descobrimos que ela estava doente e, no meio do processo, ele deixou um espaço para cuidarmos das sementes que nos deixou”, mostra. No repertório de “Coro de Som” estão as músicas “A criação”, “Respire fundo e diga 33” e “Buquê de flores” – canções inéditas especialmente compostas para este balé –, “Hey Daba Dum” e “Ondas”.
Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Theatro Pedro II e custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia) para todos os setores – plateia, frisa, balcão nobre, balcão simples e galeria. A meia-entrada só vale para estudantes com carteirinha da instituição de ensino, professores da rede pública (municipal e estadual) com apresentação de holerite ou documentação e aposentados e idosos acima de 60 anos com documento comprobatório (cédula de identidade, RG).
Crianças de até dois anos não pagam. Os ingressos estão à venda na bilheteria do teatro. Não será permitida a entrada após o início do espetáculo.
Quem chegar atrasado também não poderá trocar o ingresso e não haverá devolução de dinheiro. A Fundação Pedro II também proíbe o consumo de comidas e bebidas no local.
O teatro fica na rua Álvares Cabral nº 370, no Quarteirão Paulista, Centro Histórico de Ribeirão Preto. O local tem capacidade para 1.588 pessoas, mas parte foi interditada por segurança. Atualmente conta com 1,3 mil lugares. Telefone para mais informações: (16) 3977- 8111. O espetáculo não é recomendado para menores de 12 anos devido ao horário.
Amigos da Casa
Para valorizar os artistas locais, o projeto “Amigos da Casa”, da Fundação Dom Pedro II, democratiza o acesso à cultura, com uma proposta de formação de público para apresentações artísticas nas áreas de música, teatro e dança, em um dos principais cartões-postais de Ribeirão Preto e segundo maior teatro de ópera do Brasil, o Theatro Pedro II.
Desde que o projeto foi implantado, em 2009, o Theatro Pedro II é palco para que os artistas da cidade tenham a oportunidade de aprimorar e desenvolver seus espetáculos, promovendo a arte e a cultura junto à comunidade com o objetivo de democratizar o acesso e formação de plateia.