O espetáculo “A Compá del Tiempo” levará, gratuitamente, às cidades de Bebedouro, Batatais e São Simão, um misto de dança, música, história e os sentimentos representados pela arte flamenca. As apresentações acontecem, respectivamente, nos dias 27, 28 e 29 de setembro, às 19h30.
A cultura flamenca surgiu do encontro de vários povos refugiados de guerras, inquisições e perseguições que culminaram no sul da Espanha. Neste espetáculo, que tem como objetivo difundir esta cultura envolvente e cheia de significado, o público poderá se encantar com dança e música, ao vivo.
As coreografias são acompanhadas de textos e intervenções audiovisuais, para que a plateia seja envolvida no ritmo forte do espetáculo flamenco e também possa aprofundar seu conhecimento cultural. Os bailaores (bailarinos) se apresentarão com os acessórios tradicionais da dança flamenca, como as castanholas, xales, leques e bata de cola (saia com cauda longa).
“Ao construir esse espetáculo nossa proposta é manter vivas as tradições culturais da dança flamenca e difundir essa arte tão especial, que é uma manifestação das comunidades do sul da Espanha, suas alegrias e sofrimentos, festas e momentos de descontração”, explica a diretora do espetáculo, Carol Robatini.
Até os dez anos de idade, ela viveu no circo e, em 2012, fundou a Casa Aura, escola especializada em dança flamenca, com sede em Ribeirão Preto. “A Compá del Tiempo” foi idealizado em 2018, a partir da necessidade de popularizar a arte flamenca em Ribeirão Preto e região. A Casa Aura Flamenca, tem como missão apresentar o flamenco como mais uma opção de arte, expressão e entretenimento.
A proposta artística de “A Compá del Tiempo” vem acompanhada do conceito da universalidade e de que todas as pessoas têm direito a ter acesso à arte. Por isso, o elenco é composto por artistas de diferentes origens, etnias, corpos, idades e pessoas LGBTQIAP+. Em relação à acessibilidade, as intervenções audiovisuais curtas, que acontecem durante o espetáculo, serão legendadas e terão tradução em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).
Os bailaores são Carol Robatini, Sara Lima, Duda Moreira e Jonas Ruedas. O espetáculo conta com os músicos Gustavo Rosa (direção musical e percussão), Allan Harbas (guitarra flamenca), Santy Torres (cante flamenco), Priscila Cubero (canto árabe), Ferndana Onofre (canto sefardí). A direção geral é de Carol Robatini.
A Casa Aura fica na rua João Penteado nº 677, Jardim Sumaré. Desde 2012, a escola oferece aulas de flamenco para adolescentes a partir de 16 anos. Também tem uma turma especial para senhoras. Faz 20 anos que a bailarina e coreógrafa Carol Robatini se dedica ao estudo, prática e ensino da dança flamenca.
Em Bebedouro, a apresentação será nesta sexta-feira (27), no Teatro Municipal Maurício Alves de Oliveira Júnior. Em Batatais, será n sábado (28), no Teatro Municipal Fausto Bellini Degani, e no domingo (29) em São Simão, no Teatro Municipal Carlos Gomes.
As três sessões terão início às 19h30. A censura é livre. A entrada é gratuita mediante a doação de um quilo de alimento não-perecível. A troca dos alimentos pelos ingressos será realizada nas bilheterias dos teatros, das 17h30 às 19 horas.
*
–