O Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp) abriu licitação para a instalação de sistemas de monitoramento de segurança em 74 unidades, entre poços, reservatórios e estações elevatórias de água e esgoto. O investimento previsto é de R$ 1,33 milhão e deverá operar em até 90 dias após a assinatura do contrato.
A licitação, pelo modelo pregão eletrônico, será aberta em 11 de fevereiro. De acordo com o edital, estão previstos a instalação de central de alarme com controle à distância, câmeras, sensores de presença, sensor magnético e sirene. Das 74 unidades selecionadas para implantação desta primeira etapa, 15 terão, além dos sensores de presença, câmeras para identificação de possíveis invasores.
O edital prevê, ainda, que a empresa vencedora terá de dispor de uma central de monitoramento 24 horas, que terá as informações compartilhadas com o Daerp, além de viaturas para atendimento das ocorrências. O prazo máximo para que as equipes da empresa de monitoramento cheguem até a unidade é de até 30 minutos após acionado o alarme na central.
O contrato de monitoramento terá validade por 24 meses após a ordem de serviço. Segundo o diretor técnico do Daerp, Lineu Andrade de Almeida, foram selecionadas 74 unidades consideradas de maior risco e dentro delas 15 que receberão também o monitoramento por câmera. Almeida destaca que durante o período de vigência do contrato será feita a avaliação do sistema para fazer posteriormente a ampliação para todas as unidades operacionais.
Concertina
Além do sistema de monitoramento, o Daerp também está contratando a instalação de concertina dupla para todas as 74 unidades. Serão instalados sete mil metros de concertina. O prazo de implantação nas unidades é de até 12 meses após a assinatura do contrato.
Licitação
A licitação será realizada na modalidade pregão eletrônico, no dia 11 de fevereiro, às nove horas, e será vencedora a empresa que apresentar o menor preço global. As informações da licitação estão no site do Daerp (www.daerp.ribeiraopreto.sp. gov.br), assim como as informações para agendamento da visita técnica pelas empresas interessadas em participar da licitação.
Em 27 de outubro do ano passado, o dono de um ferro-velho foi detido com aproximadamente 200 quilos de fios de cobre durante uma força-tarefa com agentes da prefeitura e outras autoridades contra furtos de cabos elétricos em Ribeirão Preto.
O material foi apreendido durante a Operação Tétis, que envolveu agentes da prefeitura, Polícia Militar, Ministério Público de São Paulo (MPSP), Procon e CPFL Paulista. Havia a suspeita de que o proprietário do local seria receptador de material levado em ações criminosas contra poços artesianos do Daerp nas zonas norte e oeste da cidade.