Quarenta mil clientes do Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp) estão com as contas de água atrasadas. Levantamento da autarquia revela que dos 194 mil usuários – este é o número de ligações na cidade –, 21% estão com uma ou mais faturas em atraso. O percentual é muito superior à média nacional do setor, que é de 6%, e de outras empresas de saneamento de outros municípios, onde a média é de 3%. Em Franca, a Sabesp tem inadimplência de apenas 2%.
Só para exemplificar o tamanho do rombo mensal causado pela inadimplência, se cada usuário devedor consumisse por mês apenas 10 metros cúbicos (dez mil litros) e pagasse o valor mínimo cobrado por este consumo, de R$ 20,70, o déficit mensal da autarquia seria de R$ 828 mil por mês. Entretanto, este valor é superior, já que entre os inadimplentes estão também grandes consumidores como empresas e até o setor público. O Daerp não informa o valor total da inadimplência.
Para tentar diminuir o número de devedores, a autarquia está facilitando a renegociação das dívidas e investindo em ações contra a sonegação. No caso da renegociação, o objetivo é facilitar o pagamento, já que muitas pessoas foram atingidas pela crise econômica do país. A medida parece estar dando resultado. Por dia são realizadas cerca de 55 atendimentos, quase sete por hora, totalizando 8.214 acordos.
Já para combater a inadimplência reiterada e proposital, o Daerp está adotando duas medidas. A primeira será o recadastramento dos usuários para que o consumidor de água seja o responsável pelo pagamento, o que não ocorre hoje. Atualmente a cobrança é feita para o proprietário do imóvel e não para quem reside nele, no caso de ser alugado. A meta da autarquia é reduzir o calote para 19,81% em 2018, para 13,57% em 2019, para 9,29% em 2020 e para 6,36% em 2021.
A cobrança dos consumidores reincidentes também será agilizada com a suspensão imediata do fornecimento quando o atraso no pagamento atingir 30 dias. Em caso de dívida já parcelada não haverá tolerância em um novo atraso. “Nosso grande desafio é dar eficiência, eficácia e efetividade na prestação de serviços, com rapidez, transparência e qualidade, reduzindo os índi ces alarmantes de perdas de água por vazamentos e a inadimplência”, afirma o superintendente da autarquia, Afonso Reis Duarte.
No ano passado, o Daerp lançou o Programa de Renegociação de Dívida (PRD) para tentar reduzir o déficit de R$ 78,9 milhões deixado para o exercício de 2017 pela gestão anterior da ex-prefeita Dárcy Vera (sem partido). A autarquia não divulga valores nem quantos clientes aderiram. No ano passado, a estimativa era de que o calote chegasse a R$ 225 milhões, quando o departamento acumulava 20% de usuários inadimplentes. No primeiro semestre de 2016, estava em 27%. Agora voltou a subir 1%.
Daerp vai ‘caçar’ ladrões de água e trocar hidrômetros
Para combater o desperdício, o Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp) vai “caçar” os usuários que fazem ligações clandestinas de água, os chamados “gatos”. Para isso, está elaborando uma licitação para a contratação de empresa especializada em descobrir estas fraudes. O programa deve estar nas ruas no começo de 2019.
Segundo levantamento divulgado pelo Tribuna em 15 de julho, 48% de tudo o que o Daerp produz se perde por furtos ou em vazamentos entre a captação e o imóvel do consumidor. Estimativa do departamento revela que dos 315 mil metros cúbicos de água produzidos diariamente pelos 109 poços artesianos, 8% (ou 25.200 metros cúbicos) são roubados pelos chamados “gatos”. Parte está localizada em núcleos invadidos e habitados de forma irregular – favelas.
De acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão Pública, a cidade possui 70 comunidades irregulares com população de quase 47 mil pessoas. Outros 40% da água produzida são perdidos em vazamentos visíveis e invisíveis. Os primeiros são aqueles nas ruas e calçadas e os outros são os que acontecem e permanecem no subsolo.
Outra ação será a troca de 130 mil hidrômetros da cidade. As duas licitações, uma para a aquisição dos equipamentos e outra para a contratação de empresa especializada para realizar a troca, estão sendo elaboradas pela autarquia. A substituição dos equipamentos não ocasionará custo adicional para os usuários, já que na conta mensal de água eles contribuem para o Fundo Especial para Substituição de Hidrômetro (Fesh).
Metas do combate à inadimplência
2016………………………………………….. 27%
2017………………………………………….. 20%
Hoje…………………………………………… 21%
2018………………………………………19,81%
2019………………………………………13,57%
2020……………………………………….. 9,29%
2021……………………………………….. 6,36%
Fonte: Daerp