Os cinco novos reservatórios em construção pelo Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp) devem ficar prontos até julho deste ano, segundo a previsão da autarquia. Com capacidade de armazenamento de 6,8 milhões de litros e investimento de R$ 6,1 milhões, irão melhorar o abastecimento nas regiões do Jardim Heitor Rigon (Zona Norte), Ribeirânia e Parque São Sebastião (bairros da Zona Leste).
Os novos reservatórios fazem parte do Programa de Gestão, Controle e Redução das Perdas de Água e Eficiência Energética desenvolvido pelo Daerp. Estão em construção dois reservatórios na Ribeirânia, em concreto, sendo um elevado, com capacidade de armazenamento de 300 mil litros, e um apoiado, com capacidade de dois milhões de litros, para atender à região do bairro e também da Nova Ribeirânia e Jardim Presidente Médici.
No Jardim Heitor Rigon também serão dois reservatórios. Um será elevado, com capacidade de armazenamento de 500 mil litros e um apoiado, com capacidade de dois milhões de litros, atenderão, além do bairro, o Parque dos Pinus, Valentina Figueiredo e Geraldo Corrêa de Carvalho.
O quinto reservatório, com capacidade de armazenamento de dois milhões de litros, está sendo construído no Parque São Sebastião e atenderá aos jardins Helena, do Trevo, da Figueira e parte da Vila Abranches, além dos condomínios da região. As obras dos cinco reservatórios estão em fase de escavação e construção das fundações.
Quanto ao prazo para finalização, segundo o engenheiro Igor de Lucena Marques Asse, a empresa Elementu Engenharia e Integração Ltda., de Araraquara, responsável pela obra, terá até julho para entregar os cinco reservatórios. Os recursos são do Programa de Aceleração do Crescimento II – PAC da Mobilidade Urbana e do Saneamento, do governo federal.
Novas adutoras
As equipes do Daerp já concluíram as obras das adutoras no Parque São Sebastião, com 1.150 metros de extensão e diâmetro de 250 milímetros, que ligarão o poço ao novo reservatório. Também já está pronta a adutora interligando o poço do Botafogo aos reservatórios da Ribeirânia.