Tribuna Ribeirão
Geral

Daerp já localizou 38 vazamentos ‘ocultos’

O setor de Controle de Per­das do Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp), responsável pelo tra­balho de levantamento de va­zamentos, já completou 96% do trabalho para localizar proble­mas não visíveis em 55,2 quilô­metros de ruas e avenidas que serão recapeados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, em 29 bairros da cidade.

A previsão é que os traba­lhos terminem até esta sexta­-feira, 25 de outubro. Já foram localizados 38 vazamentos. O trabalho de geofonagem teve início em 21 de agosto pelo Jar­dim Recreio, na Zona Oeste, e foi executado dentro do prazo previsto de dois meses. Até o início desta semana já haviam sido geofonados 53 quilôme­tros de ruas e avenidas. Dos 38 vazamentos, 26 estavam em ruas e doze em calçadas.

Bruno Melo, chefe do setor, destaca a importância deste tipo de trabalho, porque per­mite que sejam identificados vazamentos não visíveis nas ruas que serão recapeadas e evita que após a realização do serviço sobre algum vazamen­to. Entretanto, ele explica que em bairros que possuem redes mais antigas pode ocorrer de a própria obra provocar algum vazamento. “Em bairros onde a rede é antiga e está rasa, a movimentação das máquinas pode provocar algum vaza­mento”, completa.

Normalmente, os servido­res do setor de geofonagem trabalham no período das 22 horas às quatro da madrugada, quando não há trânsito e os ruídos diminuem, facilitando a localização dos vazamentos. Melo destaca que o trabalho de geofonagem das ruas que se­rão recapeadas está sendo re­alizado em paralelo às ativida­des do dia a dia da autarquia.

“A compra de cinco novos equipamentos de geofonagem permitiu agilizar o trabalho desenvolvido pelo setor”, afir­ma. Em junho deste ano, o se­tor de geofonagem do Daerp fez um trabalho semelhante de busca de vazamentos não visíveis em 14 quilômetros de ruas da Zona Oeste de Ribei­rão Preto, principalmente na Vila Tibério. Na ocasião, o tra­balho de levantamento durou pouco mais de duas semanas e detectou oito vazamentos não visíveis em ruas que seriam – e foram – recapeadas.

Postagens relacionadas

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 37 mi

William Teodoro

Larga Brasa

William Teodoro

COSTÁBILE ROMANO – Árvores podem ganhar proteção

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com