Fiscais do Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp) flagraram mais duas ligações clandestinas, em uma residência no Jardim Recreio e em um restaurante na Vila Tibério, na Zona Oeste. Além de arcar com multa de 150 Unidades Fiscais do Estado de São Paulo (Ufesps, cada uma vale R$ 26,53 neste ano), totalizando R$ 3.979,50, os responsáveis pelos imóveis ainda vão responder por furto de água.
Segundo o responsável pelo setor de fiscalização do Daerp, José Renato Vasquez de Miranda, a autuação do imóvel na rua Pau Brasil, no Jardim Recreio, é fruto da ação de fiscalização que está sendo realizada no bairro desde o início do mês. Os fiscais já tinham estado na residência, mas não encontraram ninguém. O responsável marcou um horário para a última segunda-feira, 25 de março.
Durante a fiscalização foi detectada a ligação clandestina, o chamado “gato”. Além do pagamento da multa, também será cobrada a diferença da média de consumo dos últimos 60 meses e o responsável pelo imóvel terá de fazer a instalação de um novo hidrômetro dentro do padrão adotado pelo Daerp. A segunda autuação ocorreu na manhã desta terça-feira (26), em um restaurante na rua Santos Dumont, na Vila Tibério, onde os fiscais também localizaram um “gato”. O responsável pelo imóvel foi autuado em 150 Ufesps e também será cobrada a diferença da média de consumo dos últimos cinco anos.
O Daerp está intensificando a fiscalização desde o início do ano e em 85 dias já foram localizadas 42 ligações clandestinas. Em 2018, o número de autos emitidos pelo setor de fiscalização do Daerp teve um acréscimo de 21,46%, ou 228 a mais – foram realizadas 1.290 autuações, contra 1.062 em 2017, envolvendo todo tipo de fraude em ligações de água na cidade, como os “gatos” (clandestina), fraude no hidrômetro e fornecimento irregular de água para terceiros. No ano passado, foram flagrados 209 “gatos” – média de 17 por mês. A autarquia tem, atualmente, 199.700 ligações de água.
Neste mês de março, o departamento também já flagrou furto de água em um posto de combustível na avenida da Saudade, nos Campos Elíseos, na Zona Norte, e em uma churrascaria no bairro da Ribeirânia, na Zona Leste, com ligação clandestina de água. Os estabelecimentos foram autuados em 150 Ufesps e também terão de pagar a diferença de consumo dos últimos 60 meses.