O Departamento e Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp), por intermédio da Ambient, iniciou nesta segunda-feira, 15 de janeiro, os trabalhos de recuperação do interceptor de esgoto localizado junto ao córrego dos Campos, no Jardim José Sampaio. O emissário se rompeu há dias.
O início da recuperação do emissário estava previsto para a semana passada, mas por conta das chuvas não houve condições de iniciar a obra. Nesta segunda-feira teve início o trabalho de limpeza no córrego para a construção dos aterros de sustentação do emissário. Serão refeitos dois pontos do aterro que cederam. No local onde houve o rompimento da tubulação e em outro ponto, onde também ocorreu assoreamento e está colocando em risco o emissário.
Serão refeitos cerca de 80 metros de aterro, com uma altura de cerca de oito metros, além da instalação de uma nova tubulação no local para o recebimento das redes de esgoto que estavam ligadas ao interceptor. Foi necessária a autorização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Companhia de Tecnologia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) para o início da obra, uma vez que trata-se de área de preservação permanente, por se tratar de margem de córrego.
“Os trabalhos deveriam ter iniciado antes, mas com as chuvas fica difícil realizar este tipo de trabalho dentro do córrego”, explicou o diretor técnico do Daerp, Edson Akira Simabukuro.Está sendo construído junto ao córrego dos Campos um novo interceptor, com uma extensão de 6,4 quilômetros e que deverá aliviar a carga do interceptor que está instalado no local atualmente. As obras de construção do novo interceptor já tiveram início junto à Via Norte e a previsão é que os trabalhos estejam concluídos até o final deste ano.
Rompimento – Nesta segunda-feira, dia 15, a ponte da Via Norte com as ruas Pernambuco e Coronel Américo Batista ficou interditada durante toda da manhã para obras emergenciais do sistema de esgoto da região. Por causa desta interdição, houve lentidão no tráfego de veículos. Uma equipe de agentes civis de trânsito orientou os motoristas. A ponte foi liberada ontem. A rede de esgoto rompeu e um enorme buraco surgiu na via.