Cerca de 20 servidores do Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp) trabalharam durante quase toda esta terça-feira, 29 de janeiro, na manutenção de uma rede que se rompeu na avenida Antonio Diederichsen, no sentido da avenida Doutor Francisco Junqueira para a avenida Costábile Romano, no Jardim América, na Zona Sul.
Duas retroescavadeiras e três caminhões basculantes foram utilizados e os operários do Daerp substituíram 12 metros de 300 milímetros. O reparo terminou por volta das 16 horas. Para a realização do serviço foi necessário desligar a estação elevatória do Jardim América. O trânsito também foi interditado entre as duas avenidas.
No dia anterior, na segunda-feira (28), o asfalto rompeu e a roda de um veículo ficou presa na enorme cratera que se abriu na via. Por causa da paralisação do sistema, ocorreu intermitência no abastecimento do Jardim América, Jardim Sumaré, Alto da Boa Vista e Jardim São Luis. Se alguns desses bairros ainda estiver sem água, informações e solicitações devem ser feitas pelo telefone 115, SAC do Daerp.
Poço do Parque dos Lagos
O poço do Daerp no Parque dos Lagos, na Zona Leste, também parou nesta terça-feira por furto de cabos elétricos. A equipe do Daerp substituiu os fios furtados. A expectativa era de os trabalhos fossem concluídos até às 18 horas de ontem.
O poço é responsável pelo abastecimento do Parque dos Lagos, parte do Jardim Interlagos e parte da Lagoinha. Segundo o próprio Daerp, a quantidade de furtos em poços e reservatórios da autarquia caiu 6,15% no ano passado, em comparação com 2017. Baixou de 65 para 61, quatro a menos, mas a média mensal foi mantida em cinco ocorrências, uma a cada seis dias.
Neste começo de ano já foram constatados ao menos três casos, além de uma tentativa. O valor financeiro do prejuízo é difícil de estimar porque os materiais substituídos são de uso diário do Daerp em instalações, mas o maior prejudicado com os furtos é o usuário da região atingida, que fica temporariamente sem abastecimento. Em alguns casos a intermitência no abastecimento dura o dia todo.
O Daerp vem trabalhando na redução deste tipo de ocorrência com a colocação de operadores fixos e volantes em todos os poços e reservatórios, além da intensificação das rondas nestes locais por parte da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal. No ano passado foram detidas três pessoas em fragrante, por tentativa de furto. Um dos suspeitos levou um choque de 13 mil volts e teve ferimentos nas mãos.