O Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp) realizou nesta quinta-feira, 21 de fevereiro, o reparo de uma adutora de 250 milímetros que se rompeu na rua Benedito Jacinto de Souza, no Jardim Florestan Fernandes, na região do Complexo Ribeirão Verde, na Zona Leste da cidade, por causa das fortes chuvas que caíram na noite de quarta-feira (20) – o volume chegou a 40 milímetros.
A rede apresentou problema de vazamento na tarde de terça-feira (19), quando os trabalhos começaram e foram concluídos na noite de ontem, mas, por causa das fortes chuvas, não foi possível aterrar o local. Na madrugada ocorreu um deslocamento de terra provocando o rompimento da adutora e de uma rede de esgoto próxima ao local. Cerca de quatro mil casas da região estavam sem água desde terça-feira.
Durante toda a manhã e parte da tarde desta quinta-feira, as equipes do Daerp realizaram a recuperação das redes que foram danificadas pelas chuvas. Foram substituídos registros e um trecho de cerca de quatro metros de tubulações de água e de esgoto. Após a conclusão dos trabalhos foi feita a desinfecção deste trecho da rede com o adicionamento de 100 litros de cloro e em seguida a lavagem, antes de o sistema ser restabelecido.
Os reparos de vazamentos aumentaram em Ribeirão Preto no ano passado. Segundo levantamento do Daerp, este tipo de serviço cresceu 80% em 2018 em relação a 2017. Em média, as equipes realizavam 20 reparos por dia e este número saltou para 36 consertos, em média.