Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Daerp consertou mais de dez mil vazamentos

ALFREDO RISK

O Daerp realizou 10.269 reparos de vazamentos na rede de água entre janeiro e novem­bro deste ano. Os dados foram apresentados durante o 2º En­contro Motivacional Atitude, Metas e Resultados realizado no auditório do Planeta Água, na unidade do Daerp da rua Paraíba. O encontro foi orga­nizado pelo setor de vazamen­tos, com o objetivo de fazer um balanço das atividades realiza­das durante o ano e das ações para melhorar o desempenho em 2020.

Segundo a seção de Ma­nutenção de Rede do Daerp, entre janeiro e novembro de 2019 foram realizados 10.269 reparos em vazamentos de re­des em ruas e calçadas. O tem­po médio de atendimento para o reparo de vazamento caiu de até 11 dias, em 2018, para até seis dias em 2019. A perda to­tal de água em Ribeirão Preto é de 55%, resultado de vaza­mentos visíveis, subterrâneos e de ligações clandestinas, os chamados “gatos”.

O superintendente do Daerp, Afonso Reis Duarte, fez a abertura do evento e agrade­ceu o empenho dos servido­res, que têm contribuído para a melhoria da qualidade do serviço prestado à população. “Minha palavra é de agradeci­mento a vocês por tudo o que temos conseguido melhorar ao longo desses três anos. Este foi um ano de muitos investimen­tos e, para coroá-lo, consegui­mos um financiamento da Caixa Econômica Federal de R$ 115 milhões que garantirá a setorização, além de automa­ção do sistema e pesquisa e re­paros em vazamentos não visí­veis”, disse o superintendente.

Novas obras – O Daerp co­meçou na semana passada a construção de cinco novos re­servatórios do Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp) que terão capa­cidade de armazenamento de 6,8 milhões de litros de água. O investimento na construção será de R$ 6,1 milhões.

O objetivo é melhorar o abastecimento em três regiões da cidade. Serão construídos dois reservatórios elevados, em concreto, um com capacidade para armazenamento de 300 mil litros e o outro, 500 mil litros.

O primeiro será implan­tado na Ribeirânia, na Zona Leste, e o segundo no Jar­dim Heitor Rigon, na região Norte. Os outros três tan­ques apoiados, também em concreto, terão capacidade de armazenamento de dois milhões de litros cada. Serão construídos na Ribeirânia, Jar­dim Heitor Rigon e no Parque São Sebastião, na Zona Leste. As obras tiveram início nesta semana e começaram pelos reservatórios do Parque São Sebastião e Ribeirânia.

Em seguida, terá início o reservatório do Jardim Hei­tor Rigon, na Zona Norte de Ribeirão Preto. Segundo o engenheiro Igor de Lucena Marques Asse, a empresa Ele­mentu Engenharia e Inte­gração Ltda., de Araraquara, responsável pela obra, terá até junho de 2020 para entre­gar os cinco reservatórios. Os novos reservatórios estão sen­do construídos com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento II – PAC da Mobilidade Urbana e do Sane­amento, do governo federal.

Com a implantação dos re­servatórios, será possível me­lhorar a distribuição de água nos bairros e reduzir a inci­dência de vazamentos, porque irão operar dentro do novo conceito de abastecimento que o Daerp está implantando, pelo qual todo o fornecimento de água será feito dos reserva­tórios para as redes e não mais diretamente dos poços para a rede de distribuição, como é feito hoje em 70% da cidade.

Junto com os novos reserva­tórios, as equipes do Daerp estão construindo as adutoras que fa­rão a interligação dos poços aos novos reservatórios. Já foi cons­truída a adutora no Parque São Sebastião, com 1.150 metros de extensão e diâmetro de 250 milímetros, que ligará o poço do bairro com o novo reserva­tório em construção.

Na semana passada tam­bém teve início a obra da adutora de ligação entre o poço Botafogo e os novos reservatórios na Ribeirânia, com uma extensão de 1.304 metros e diâmetro de 250 milímetros. A previsão é que esta adutora esteja concluída até o final de dezembro.

Postagens relacionadas

Orquestra Sinfônica de RP anuncia estreia da ópera “Madama Butterfly”

Redação 2

RP supera 1.050 mortes por covid

William Teodoro

Feira promove sustentabilidade e consciência vegana em RP

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com