Todas as informações em torno do Tesla Cybertruck têm sido um bom ativo publicitário para um veículo cujo lançamento sofre de adiamentos consecutivos. Do exterior à prova de balas à omissão do espelho retrovisor, entre outras novidades que pingam ali e aqui, o caminhão segue um dos mais aguardados lançamentos da indústria automotiva dos EUA, com reservas que já ultrapassam os US$ 80 bilhões. Agora, o CEO da Tesla, Elon Musk, trouxe uma nova informação: o Cybertruck chegará ao mercado — provavelmente no fim de 2022 — com volante em formato de manche.
Por meio de sua conta no Twitter, o magnata falastrão confirmou na última segunda-feira (29) que o seu “bandwagon [uma gíria americana para algo “moderno”, “badalado”] tecnológico” virá com o mesmo volante incluso no Model S e no Model X. “O manche permite uma visão desobstruída da tela”, explicou Musk, em resposta a um usuário na rede social. “O Cybertruck alcançará um futuro pós-apocalíptico e trará essa tecnologia para agora.”
Embora a tal tecnologia seja um mistério — Musk gosta de enigmas —, o executivo parece ter dado uma dica sobre o volante. Sabe-se que a Tesla tem desenvolvido um sistema de direção steer by wire (um sistema de direção guiada por eletricidade sem conexão entre o volante e as rodas), o que permitiria o acoplamento de um volante do tipo manche para o Cybertruck — assim como também parece na primeira versão do carro apresentada em 2019. Mas seria interessante para os fãs?
Praticidade controversa
Apesar do visual “aeronáutico” e futurístico, a adoção do manche nos carros da Tesla é recebida com ressalvas no meio automotivo — mesmo entre os fãs da montadora. Enquanto alguns ressaltam o design, há uma crítica de que a dirigibilidade seja pouco prática em razão da ausência de hastes tradicionais no volante, o que causaria problemas de aderência. Neste sentido, um manche no Cybertruck poderia se tornar um problema, uma vez que o caminhão seria próprio para um ambiente off-road, onde a estabilidade do volante é essencial.
A Tesla espera lançar o Cybertruck no fim de 2022, mas Musk disse que fará uma atualização do roteiro do produto no início do ano que vem.
Via Carbuzz