As inscrições para as duas mil vagas de cursos gratuitos oferecidos pela Secretaria de Assistência Social (Semas), por meio do Centro de Qualificação Social e Profissional, podem ser realizadas até sexta-feira, 26 de janeiro, e o início das aulas está previsto para segunda-feira, dia 29.
A procura pelos cursos gratuitos é grande. No primeiro dia de inscrições, todas as vagas para as aulas de corte e costura foram preenchidas. Quem esteve no Centro de Qualificação, na avenida Dom Pedro I nº 45, no Ipiranga, Zona Norte da cidade, teve que enfrentar fila. Ainda há vagas para hotelaria, gastronomia, beleza, artesanato, cuidador de idosos, informática, bordado e crochê.
Os interessados devem comparecer no Centro de Qualificação munidos de comprovante de residência e do Registro Geral (cédula de identidade, o popular “RG”). A idade mínima para inscrição é 17 anos. O curso de hotelaria, na unidade I, oferece em sua grade curricular recepção, reservas em hotelaria e governança em hotelaria. Nas aulas de gastronomia, na mesma unidade, o aluno aprende culinária, panificação, conservas, higiene na manipulação dos alimentos, garçonaria e organização de eventos.
Na área de beleza, o aluno sairá apto a desempenhar serviços de limpeza de pele, estética facial, corporal, depilação, manicure e pedicure, corte e escova, maquiagem e atuar como designer de sobrancelhas.Os adeptos do artesanato podem aprender a trabalhar com materiais reciclados, cartonagem básica e avançada, bordado básico, bordado básico em tecido xadrez, trabalhos manuais avançados e flores de tecido. As aulas de informática trazem noções básicas, Word e Excel.
As aulas ministradas no Céu das Artes, localizado no bairro Ribeirão Verde, Zona Leste, compreende a mesma grade curricular da unidade I do curso de beleza e informática além de contar também com os cursos de cuidador de idosos. No Centro Cultural Campos Elíseos, a Semas disponibilizará os cursos de artesanato e bordado e crochê.
As vagas são priorizadas para as pessoas em situação de vulnerabilidade pessoal e social, residentes no município, preferencialmente que pertençam a famílias atendidas nos serviços, programas e projetos sociais da Secretaria Municipal de Assistência Social.