A prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, retoma a visitação guiada à maria-fumaça “Amália” neste sábado, 8 de fevereiro. A exposição da locomotiva Borsig ocorre na Miniestação Ferroviária Luiz Henrique Paschoalin, no Parque Maurílio Biagi.
A visitação aos sábados acontece das oito às doze horas. Fabricada em 1912 pela empresa alemã Borsig, a “Amália nº 12” é uma das três unidades preservadas no Brasil, ao lado de exemplares em Itapetininga e Jaguariúna. Com mais de um século de história, desempenhou um papel crucial no transporte de sacas de café, impulsionando a economia de Ribeirão Preto no início do século XX.
A visitação oferece uma oportunidade única para moradores e turistas conhecerem de perto esse ícone da história ferroviária e econômica da cidade. Além das visitas aos sábados, grupos maiores ou escolares podem agendar visitas guiadas durante a semana, de segunda a sexta-feira, das nove às 17 horas, pelo WhatsApp da Secretaria da Cultura e Turismo: (16) 98109-2477.
Marias-fumaças – Ribeirão Preto tem estudos para utilizar as marias-fumaças “Amália” e “Mogiana” em projetos de trem turístico, em trajetos curtos. A primeira está na Miniestação Ferroviária Luiz Henrique Paschoalin, no Parque Maurílio Biagi, para visitação pública.
A maria-fumaça “Amália”, a locomotiva alemã Borsig retirada da praça Francisco Schmidt, na avenida Jerônimo Gonçalves, na divisa do Centro Velho com a Vila Tibério, Zona Oeste, em 18 de julho de 2020, foi completamente restaurada.
A miniestação foi inaugurada em 19 de junho de 2023, no aniversário de 167 anos de Ribeirão Preto. O valor do recinto previsto no edital de licitação era de até R$ 523.854,13. “Amália” é tombada pelo Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural de Ribeirão Preto (Conppac).
Os trabalhos de restauração da locomotiva foram realizados pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), em Campinas. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo investiu R$ 749 mil na restauração. Todos os componentes foram restaurados ou substituídos, quando não foi possível a recuperação.
O trabalho acompanhado por um profissional especializado em patrimônio cultural e ferroviário. A locomotiva Phantom, popularmente conhecida como maria-fumaça, pertencia a Usina Amália e em 1912 foi doada para Ribeirão Preto pelas Indústrias Matarazzo.
Borsig – O modelo é uma das três remanescentes do fabricante alemã Borsig no Brasil. As outras duas estão em Itapetininga e Jaguariúna. Abandonada, a ribeirão-pretana serviu durante muito tempo como dormitório de pessoas em situação de rua e também de abrigo para usuários de drogas.
Mogiana – Ribeirão Preto tem outra maria-fumaça, a “Mogiana”, instalada na antiga Estação Ferroviária Mogiana, na Zona Norte. A Câmara pediu e o Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural de Ribeirão Preto aprovou seu tombamento.
Duas entidades pretendiam usar a locomotiva para projetos de “trem turístico”. O Instituto da História do Trem quer levar a máquina para o futuro museu ferroviário de Ribeirão Preto. A locomotiva a vapor 420 foi projetada em 1893 para atender as necessidades da Companhia Mogiana na época.