Em comemoração ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, celebrado em 28 de junho, a programação do “40tena Cultural”, projeto da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, anuncia diversas atividades que abordarão essa temática. A programação começa nesta quarta-feira (2), às 20 horas, com a participação da jornalista Isabela Lisboa.
Ela vai falar sobre “Representatividade LGBTQIA+ nos livros, filmes e séries”. O encontro, aberto e gratuito, será transmitido pelo Instagram e plataforma digital da Fundação do Livro e Leitura. Isabel Lisboa é atriz, jornalista, produtora de conteúdo e criadora da Lesbicult, uma página no Instagram e no Facebook sobre mulheres lésbicas e bissexuais na cultura.
O encontro, aberto e gratuito, será transmitido pelas redes sociais e plataforma digital da Fundação do Livro. A jornalista, que já atuou em nove curtas-metragens de ficção, entre eles, o “Apartamento”, de 2017, que tem mais de dois milhões de visualizações no canal do YouTube, está atualmente desenvolvendo um projeto audiovisual com a temática LGBTQIA+, o curta-metragem “Jantar Pra Seis”, selecionado na categoria Drama Queer do Pajubá Festival 2021.
Contação de História
Completando a programação semanal do “40tena Cultural”, a drag queen DaCota Monteiro, que também é atriz, designer, performer e makeup artist, participa da contação da história “O Dragão que Queria Ser Dragão”, no sábado (5), às 16 horas. A história retrata os papéis de gênero e como as pessoas com escolhas diferentes são expulsas da sociedade em que vivem.
O livro marcou a vida de DaCota Monteiro por não abordar, exclusivamente, o respeito e como as pessoas devem ser aceitas. “É uma obra que fala como isso pode afetar o seu bem-estar e que, para você conquistar seus direitos, existe ajuda”, explica a atriz, destacando que pretende trazer para a atividade de sábado uma visão mais intimista sobre a luta da comunidade LGBTQIA+.
DaCota Monteiro conta com mais de 50 mil seguidores em todas as suas redes sociais. Detentora de um humor ácido e político, transforma as suas discussões em gritos de liberdade e igualdade para a comunidade LGBTQIA+. A atividade é aberta para todas as idades e será transmitida pelo Instagram da entidade com transmissão para o site e YouTube.