O corpo humano possui dois pulmões. Dentro do sistema respiratório eles são os órgãos mais importantes e contêm cerca de 200 milhões de estruturas minúsculas chamadas de alvéolos pulmonares. Os pulmões garantem a captação de oxigênio da atmosfera e a eliminação do gás carbônico. Dentro dos pulmões são realizadas as trocas gasosas. Os pulmões se comunicam direto com o meio externo. O oxigênio presente no ar ao chegar aos pulmões passa para o sangue e o gás carbônico é eliminado. Como os pulmões têm contato direto com o mundo exterior que comporta bactérias, fungos e vírus causador de doenças fica fácil entender que os pulmões são um órgão sujeito a muitas doenças infecciosas.
E, portanto merecem sempre cuidados especiais. Assim, cuidar bem dos seus pulmões significa antes de mais nada evitar muitas doenças e assim ter uma qualidade de vida muito melhor.
Os pulmões se comunicam diretamente com o meio externo através do que chamamos de estruturas e nesse caso têm a forma de tubos e são chamadas de fossas nasais que são orifícios, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos, que é a parte do pulmão, onde são realizadas as trocas gasosas isto é, o oxigênio que chega vai direto para o sangue e o gás carbônico contido no sangue vai de volta para o mundo exterior. Essas estruturas são acometidas por doenças que trazem enorme desconforto para a pessoa.
E também muitas delas são doenças graves como a bronquite, o enfisema ou as duas juntas formando o que se chama de DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) que é crônica e evolui sempre para pior. Entre as doenças do sistema respiratório a gripe e o resfriado comum são as doenças mais simples. Dentre as doenças respiratórias, uma grave é a pneumonia e que precisa ser levada muito a sério, pois ela constitui uma das principais causas de morte no mundo inteiro e no Brasil mais ainda. A sinusite é outra doença respiratória muito comum e que em algumas pessoas, quando não adequadamente tratada, pode tornar-se crônica trazendo também grande desconforto.
Além dessas doenças infecciosas do sistema respiratório os pulmões ainda estão sujeitos a outras doenças mais graves: como o câncer de pulmão. Trata-se de uma das formas mais agressivas de câncer no ser humano. Há um deles que é tão agressivo que após o diagnóstico a pessoa consegue viver apenas alguns meses.
Bem diante desse panorama, a pessoa pode fazer o quê, para cuidar bem dos seus pulmões? Voltamos à questão fundamental para a sobrevivência das pessoas que é a alimentação, que deve ser balanceada, rica em frutas, verduras e legumes evitando as frituras e o excesso de carboidratos, que são as massas.
Com essa dieta a pessoa consegue manter o seu peso dentro dos parâmetros ideais, evitando assim a obesidade. Evitar o excesso de bebidas alcóolicas deve ser uma constante. Atividade física diária (caminhadas) melhora muito a função respiratória fazendo com que os pulmões possam melhorar cada vez mais o seu desempenho.
Visitas médicas anuais ou sempre que surgir qualquer sinal ou sintoma de doenças respiratórias é uma estratégia segura para se evitar a progressão de qualquer doença ou a sua evolução para tornar-se crônica. As vacinas constantes do calendário vacinal para pessoas de qualquer idade devem ser seguidas à risca.
Assim, a pessoa consegue ter uma boa qualidade de vida e está protegendo os seus pulmões. Agora um fator que não só agrava o funcionamento dos pulmões, como também pode levar ao aparecimento desde doenças leves até outras de extrema gravidade, é o vício de fumar.
Se o leitor ou leitora acompanhar esse raciocínio fica fácil constatar a extrema agressividade ou a brutalidade contra os pulmões contidas no ato de fumar. A pessoa aspira uma fumaça extraída da substância tóxica contida no tabaco e ingere pela boca percorrendo todo o trato respiratório.
Nesse percurso todas as estruturas do sistema respiratório foram agredidas duas vezes em cada trago. E quanto mais fuma, mais o aparelho respiratório é agredido pela fumaça tóxica.
Desse modo cuidar bem dos seus pulmões significa, antes de tudo, que você não deve fumar de jeito nenhum.