Os órgãos do corpo humano funcionam de maneira harmônica, isto é, se um deles está tendo algum problema, outros órgãos também podem passar a ter. E um dos órgãos de grande importância para a pessoa viver bem e feliz é o estômago. Isto por que ele está intimamente relacionado com a alimentação, que é a peça-chave do bem viver. Dizer que o estômago traz a felicidade, talvez seja uma questão a ser considerada, por que a alimentação é, sem dúvida, um dos principais componentes da vida humana relacionados com o bem-estar.
Atualmente a medicina tem trazido importantes contribuições relacionadas com o estômago, o aparelho digestivo como um todo e a nutrição humana. E como o objetivo desse material é “como cuidar bem do seu estômago”, antes de mais nada, a pessoa deve fiscalizar muito bem o que ela vai comer.
Isso mesmo: a pessoa não pode comer qualquer coisa. O que a pessoa vai comer é decisivo para evitar o aparecimento dos muitos transtornos que podem levar também ao surgimento de doenças, algumas simples e outras graves.
Por exemplo, antes de mais nada o recomendável é que a pessoa precisa comer a cada três horas. E também a dieta para dar certo, para qualquer pessoa, tem que ser balanceada, isto é, todos os componentes devem vir na proporção certa. E mais: nas duas refeições principais almoço e jantar antes dos componentes principais, deve fazer parte uma salada de verduras e legumes, que são alimentos ricos em fibras, que é um componente fundamental para o funcionamento do organismo.
Depois vem o prato principal ou o que a pessoa consome, as iguarias que ela mais gosta, mas é sempre recomendável evitar as comidas gordurosas todo dia e tanto o sal como o açúcar devem ser usados com parcimônia.
E após essa refeição, uma salada de frutas das mais diversas deve fazer parte da alimentação. E mais: não são recomendadas durante a refeição o uso de bebidas alcoólicas bem como as bebidas contendo gases.
Outro aspecto importante a ser considerado é o tempo em que a pessoa investe para almoçar ou jantar. A recomendação é que seja de meia a uma hora, para ter tempo de mastigar bem os alimentos, sendo que durante as refeições deve-se evitar situações estressantes como discussões de qualquer natureza.
O momento das refeições deve ser de calma e tranquilidade para uma boa digestão e até para se evitar o estresse que pode contribuir para a pessoa comer mais do que ela está acostumada. São muitos os transtornos alimentares principalmente relacionados com o estômago, sendo a gastrite ou queimação no estômago, o refluxo gastroesofágico, a úlcera do estômago, do duodeno e mais grave, o câncer de estômago. A gastrite é uma condição muito frequente na população e é traduzida pela azia ou queimação e dor no estômago.
Ela é uma inflamação da parede do estômago e é causada por uma bactéria que pode levar até ao aparecimento da úlcera do estômago. Podem piorar essas condições uma alimentação inadequada como dieta rica em gorduras, bebidas alcoólicas em excesso, o cigarro entre outros fatores. A gastrite é uma condição que causa grande desconforto, pois ela interfere num dos prazeres da vida que é a alimentação.
O refluxo gastroesofágico é também um transtorno que traz enorme desconforto à pessoa e que causa regurgitação levando à inflamação do esôfago e às vezes chegando até a garganta e causando amigdalite. Mais grave é o câncer gástrico cujos sintomas iniciais podem se confundir com esses.
O tratamento desses transtornos deve ser feito de preferência com o médico especialista em gastroenterologia que vai acompanhar o caso, estabelecer o diagnóstico e o tratamento específico. A pessoa precisa estar ciente de que para todos esses transtornos felizmente já existem tratamentos que podem levar à cura. Inclusive o câncer gástrico, se detectado em estado inicial, o tratamento pode também levar à cura.
Em resumo: cuidar bem do seu estômago é uma atitude muito boa e que traz grandes benefícios melhorando muito a sua qualidade de vida e é isso que eu desejo para você estimado leitor: que você tenha uma vida longa e feliz.