De tempos em tempos este assunto vem à tona e até uma certa preocupação momentânea é demonstrada, porém a TV, no caso aí muito mais os canais abertos, em termos práticos, nada se vem fazendo com vistas a atender ao telespectador de amanhã.
Ou ao menos tentar, na parte que cabe a este público, evitar essa fuga tão acentuada para outros meios, como internet, YouTube, games e vídeos nos celulares.
Aliás, ninguém vai conseguir impedir o avanço deste leque de opções. A tendência é que outras alternativas ainda venham a se somar ao que já existe, daí a necessidade da televisão também se inserir nisso e passar a dispensar maior atenção às novas gerações. Fazer alguma coisa. Ir ao encontro do que elas esperam.
O jornalismo e o esporte, de certa forma, até podem ser importantes atrativos, mas, no mais, não existe rigorosamente nada. No entretenimento, por exemplo, a iniciativa é zero. A novela do SBT é uma exceção? Pode ser. Mas só ela?
Sempre foi dito e repetido que TV é hábito, porém, na prática, esse distanciamento, indiferença até com os adolescentes, é uma conta que vai chegar um dia. Depois não digam que não foram avisados.