Na tarde de terça-feira, dia 10, assinei com o Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 2ª Região (Creci-SP) um termo de cooperação para que profissionais filiados ao Conselho colaborem com a Prefeitura na avaliação dos imóveis públicos municipais. O trabalho não terá qualquer custo para os cofres municipais, por ser oferecido a título de colaboração.
A ação dos corretores de imóveis é de grande importância para o município, que poderá utilizar as técnicas e a expertise destes trabalhadores que conhecem o mercado imobiliário e as suas nuances. Assim, com técnica e confiabilidade, teremos informações mais precisas e seguras no momento de tomar decisões.
E o grande e conhecido dinamismo imobiliário de Ribeirão Preto exige muita atenção, conhecimento e informação. Os cenários mudam, os vetores de crescimento se modificam e só quem está afinado com o mercado reúne dados importantes sobre o setor.
Tenho certeza que esta será uma parceria produtiva no sentido de valorizar o patrimônio público da cidade em caso de necessidade de alguma alienação. A avaliação criteriosa é a forma correta de garantir que os valores apresentados não terão qualquer distorção, mas serão justos para as partes envolvidas.
Esse é um cuidado que os gestores públicos devem ter constantemente, por respeito ao dinheiro dos contribuintes. Tudo que é público requer um cuidado maior, porque pertence a todos e há que se cuidar para que sua utilização ocorra de forma criteriosa e transparente.
Essa atenção precisa estar presente quando há a necessidade de se desfazer de qualquer patrimônio. É preciso obter um valor justo e condizente para que a aplicação do recurso auferido possa substituir o bem comercializado, sem qualquer tipo de perda.
Quando a operação for inversa e a Prefeitura tiver necessidade de desapropriar algum imóvel, de forma amigável, haverá também a ajuda dos profissionais do Creci, no sentido de orientar tecnicamente a decisão do Executivo. O número de informações se ampliará e quem está mais informado tem muito mais chances de acertar.
É exatamente isso que busco todos os dias. Sei que não acertarei tudo. Mas vou acertar o máximo possível. E a colaboração do Creci é mais uma ferramenta a auxiliar a equipe de governo na implantação de medidas corretas pela melhor gestão, principalmente em um momento em que há grande escassez de vários recursos.
E, mesmo que os recursos sejam abundantes, a economia deve ser buscada. A boa gestão tem que primar pela austeridade nos gastos e transparência de atos, de forma a permitir que o aproveitamento da receita seja maximizado em favor de melhores serviços à população.